Cadastre-se

Gelo e sal


Como fazer a neve derreter rapidamente?

O clima tropical predominante no Brasil não nos permite conhecer a neve, mas esta se faz presente em países da América do Norte, como por exemplo, nos Estados Unidos. Quando ela chega é uma verdadeira alegria para os americanos, mas bastam algumas horas para que os problemas comecem a aparecer. As ruas tomadas pela neve ficam inacessíveis para automóveis e qualquer tipo de veículo. É aí que entra a ciência para o benefício do homem, o artifício usado para solucionar o problema da neve tem explicação no ponto de fusão do gelo.

Em vez de usar fontes de calor para derreter a neve das ruas se utiliza o sal, sabe por quê? Porque o sal abaixa o ponto de fusão do gelo.

Para demonstrar de forma prática este fenômeno, proceda ao experimento com seus alunos:

Material

• Gelo triturado

• Saco plástico grande

• Saco plástico pequeno

• Sal de cozinha (NaCl)

• Copos para medida: maior (copo descartável para água) e menor (copo descartável para café)

Procedimentos

1. Coloque 1 copo (medida maior) de gelo moído no saco plástico grande e acrescente a mesma medida de sal. Misture o gelo e sal e deixe derreter até obter uma fase líquida.

2. Coloque 1 copo (medida menor) de água no saco plástico pequeno, amarre-o e coloque-o dentro do saco maior (onde há a mistura de gelo derretido e sal).

3. Espere alguns minutos e observe o saco menor, o que aconteceu com a água que estava em seu interior? A água se congelou.

A temperatura de fusão do gelo se torna mais baixa quando adicionamos sal, e por isso derrete a uma temperatura menor (-5°C), abaixo do normal, que seria a 0°C. O experimento prova esse fenômeno quando adicionamos o saco pequeno, nele havia água líquida que se transformou em gelo. Isto só foi possível porque a mistura em que o saco estava mergulhado (gelo derretido e sal) estava a uma temperatura abaixo de 0°C.

O sal lançado sobre a neve, nas ruas dos Estados Unidos, faz com que o gelo derreta mais facilmente, tornando o acesso possível. A temperatura ambiente nestes locais se encontra abaixo de zero, o sal abaixa o ponto de fusão do gelo, fazendo-o se fundir.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola   

 Veja mais!
Gelo seco e sublimação  

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais