Cadastre-se

Faixa etária da população brasileira

A divisão populacional de um determinado local conforme a faixa etária, ocorre da seguinte forma:

Jovens – do nascimento até aos 19 anos de idade;
Adultos – corresponde à população que possui entre 20 a 59 anos de idade;
Idosos ou melhor idade – pessoas que apresentam 60 anos de idade ou mais.

No Brasil, em consequência da desaceleração do aumento médio anual da população (crescimento demográfico) e o envelhecimento populacional, está havendo a mudança do desenho da pirâmide etária. Até os anos 1980, a pirâmide era afunilada na ponta e larga na base, setor em que estão representadas as camadas de jovens. No ano de 2000, a pirâmide mostrou uma base mais estreita e formato menos afunilado, indicando a tendência de crescimento da população adulta.

Nas últimas décadas, aumentou o percentual de idosos e adultos e diminuiu a porcentagem de jovens. Esse fato é o resultado da diminuição das taxas de mortalidade e natalidade e aumento da expectativa de vida.

Em 1950, a distribuição era a seguinte: idosos, 4,6%; adultos, 43,1%; e jovens, 52,3%. Conforme dados do último recenseamento geral da população, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a faixa etária dos jovens abrange 40,2%, a dos adultos 50,5%, e a dos idosos, 9,3% do total da população.

A média da expectativa de vida da população brasileira só não é maior devido à grande quantidade de assassinatos entre os indivíduos da faixa etária composta por jovens.


Pirâmide Etária da População Brasileira

Após a abordagem do conteúdo, solicite aos alunos a realização de um levantamento da faixa etária de seus familiares. Em seguida, os estudantes deverão montar uma pirâmide etária seguindo a divisão por idade (jovens, adultos e idosos). Feito isso, os alunos irão realizar uma comparação dos dados obtidos com os da população brasileira fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • terça-feira | 06/05/2014 | sabrina

    esse texto ensina varias coisas.....

Brasil Escola nas Redes Sociais