Cadastre-se

Extintor de Incêndio Caseiro

Pode-se construir um extintor de incêndio caseiro com uma garrafa PET através da reação entre bicarbonato de sódio e vinagre.

Este extintor caseiro é mais indicado para incêndios de classe A
Este extintor caseiro é mais indicado para incêndios de classe A

O texto Extintor de incêndio como tema escolar mostrou a importância de inserir esse tema no ensino de Química para evidenciar aos alunos como essa ciência está presente no cotidiano deles e até mesmo contribuindo para a sua proteção.

Como aporte para essa aula interdisciplinar, este texto traz um experimento muito interessante que pode ser realizado com os alunos. Trata-se da construção de um extintor de incêndio caseiro que pode ser utilizado para demonstrar o combate a fogos de classe A (que envolvem materiais que queimam na superfície e na profundidade, como madeira, tecidos e papel) e de classe C (aparelhos elétricos e eletrônicos energizados, desde que não estejam ligados à rede elétrica, como um computador que esteja desligado da tomada).

Além disso, o princípio de funcionamento desse experimento é uma reação química, como será explicado mais adiante. Portanto, se o professor desejar, ele também poderá realizar este experimento para explanar esse conteúdo específico.

Materiais e reagentes:

  • Uma garrafa PET (de refrigerante) de 2 L;
  • Um conta-gotas;
  • Fita de teflon (opcional);
  • Funil;
  • Barbante;
  • Tubo de ensaio;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Vinagre;
  • Estilete (o uso deste deve ser feito com a supervisão do professor).

Materiais necessários para experimento do extintor de incêndio caseiro

Procedimento experimental:

1. Com o estilete, faça um furo na tampa da garrafa PET do tamanho do conta-gotas. Faça esse furo de modo que o conta-gotas possa passar e ficar o mais apertado possível, sem deixar espaços;

2. Coloque o conta-gotas de modo que fique como a imagem abaixo. Se houver espaços, use a fita de teflon para tampá-los;

Tampa formada com conta-gotas para experimento

3. Com a ajuda de um funil, despeje o vinagre na garrafa até cerca de ¾ da sua altura;

4. Coloque o bicarbonato de sódio dentro do tubo de ensaio quase cheio (deixando sobrar cerca de um dedo apenas);

Colocando vinagre na garrafa

5. Amarre o barbante no tubo de ensaio, deixando-o bem preso e, com a ajuda desse barbante, coloque o tubo de ensaio dentro da garrafa com o vinagre. Deixe o tubo acima da superfície do líquido para que o bicarbonato de sódio e o vinagre não entrem em contato;

Colocando tubo de ensaio com bicarbonato de sódio na garrafa

6. Tampe a garrafa com a tampa feita acoplada ao conta-gotas. Pronto! O extintor de incêndio caseiro pode ser utilizado. Agora, vamos para a demonstração:

Extintor de incêndio caseiro pronto

7. Leve os alunos para um lugar aberto e arejado, de preferência com terra ou grama. Para o funcionamento do extintor caseiro, peça aos alunos que tampem com o dedo a saída do conta-gotas e sacudam vigorosamente a garrafa, de modo que o bicarbonato reaja com o vinagre e, logo em seguida, destampe o conta-gotas, mirando para algum local específico, inclinando-o para baixo. Os alunos observarão um jato do líquido sendo formado e expelido por cerca de 3 metros.

Demonstração de uso do extintor de incêndio caseiro

Resultados e Discussão:

O bicarbonato de sódio é o sal hidrogenocarbonato de sódio ou carbonato ácido de sódio, cuja fórmula química é NaHCO3. Já o vinagre é uma solução aquosa de ácido acético, H3CCOOH. Assim, a reação que ocorre entre eles é a seguinte:

H3CCOOH(aq) + NaHCO3(s) →H3CCOO-Na+(aq) + H2CO3(aq)

H3CCOOH(aq) + NaHCO3(s) →H3CCOO-Na+(aq) + H2O(ℓ) + CO2(g)

Observe que, como produtos, são formados o etanoato de sódio (acetato de sódio- H3CCOO-Na+(aq)), o ácido carbônico (H2CO3(aq)), que se decompõe em água, e o dióxido de carbono (gás carbônico, CO2(g)).

O gás carbônico é o responsável por aumentar a pressão dentro da garrafa, fazendo com que o líquido dentro dela seja expelido para fora do extintor, apagando o fogo.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

  • quinta-feira | 02/10/2014 | Everson Giraia

    mto bonito... :-()

Brasil Escola nas Redes Sociais