Cadastre-se

Experimento de densidade com bolinha de naftalina

Esse experimento de densidade consiste em colocar uma bolinha de naftalina em um frasco com uma solução de açúcar e água, sendo que ela para exatamente entre as duas partes.

Bolinhas de naftalina
Bolinhas de naftalina

Este texto traz uma dica para os professores de química ou física que estiverem trabalhando em sala de aula com o conceito de densidade e que queiram realizar uma aula prática interessante, de fácil aplicação, com materiais de baixo custo e bastante participativa.

O experimento a seguir pode ser até usado como um truque de mágica, no qual o professor finge ter total controle sobre uma bolinha de naftalina. Depois de feito o truque, não se esqueça de explicar o que ocorreu cientificamente. Observe como isso é realizado:

Materiais e Reagentes:

  • Açúcar;
  • Água;
  • Frasco alto, estreito e transparente;
  • Bolinhas de naftalina;
  • Copo;
  • Colher;
  • Opções: corante, ovo cru e pedaço de batata.

Materiais para o experimento

Procedimento Experimental:

1.       Dissolva totalmente quatro colheres de sopa cheias de açúcar em meio copo de água;

2.       Coloque essa mistura no frasco estreito;

3.       Complete o volume do frasco com água pura. Atenção: coloque de forma bem lenta a água sem açúcar, escoando-a pelas paredes do recipiente, para que ela não se misture muito com a água com açúcar;

4.       Coloque a bolinha de naftalina no frasco, porém procure não tocar com as mãos na bolinha;

5.       Você pode apontar para o local onde ela deve parar, dizendo que você tem total controle sobre a bolinha.

Resultados e Discussão:

A bolinha de naftalina possui densidade maior que a da água pura, afundando ao ser colocada nela, conforme pode ser visto na figura a seguir:

A bolinha de naftalina afunda na água, pois é mais densa que ela

Porém, ela é menos densa que uma solução saturada de água com açúcar. É por isso que a bolinha de naftalina não afunda totalmente, mas permanece parada entre a solução concentrada e a água pura.

Com o passar do tempo, a solução de açúcar se misturará com a água, tornando-se mais diluída e, consequentemente, menos densa, porém ainda mais densa que a água sozinha.  Assim, se a densidade da solução for menor que a da naftalina, a bolinha afundará; e se for maior, a bolinha de naftalina flutuará.

Essa experiência também pode ser realizada colocando-se um corante na solução de açúcar, para se visualizar mais claramente que a bolinha para exatamente entre as duas soluções.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Brasil Escola nas Redes Sociais