Cadastre-se

Evolução biológica


Sugestões de atividades sobre evolução biológica em h
omenagem ao bicentenário de aniversário de Charles Darwin

Charles Darwin é homenageado duas vezes no ano de 2009: pelo bicentenário de seu nascimento (12 de fevereiro) e 150 anos de publicação do “A Origem das Espécies” (24 de novembro), seu livro mais conhecido. Por tal motivo, diversas atividades acerca do tema “Evolução” podem ser desenvolvidas em sala de aula, contextualizando o valor histórico das descobertas de Darwin. Há uma gama de publicações relacionadas ao ensino de evolução, inclusive jogos e atividades: bons recursos para o aprendizado.

Há, por exemplo, o “Jogo Galápagos: a extinção e a irradiação de espécies na construção da diversidade biológica”, desenvolvido por acadêmicos da Universidade Federal de Goiás (UFG). Este, tendo como plano de fundo o arquipélago que muito contribuiu para que Darwin compreendesse os mecanismos de seleção natural, propõe simular a dispersão de espécies decorrente das condições ambientais e ecológicas impostas a elas, tendo como consequência a colonização de novos habitats e nichos.

Em outro jogo, “A evolução dos palitos”, criado por um acadêmico da Universidade de Brasília (UnB), conceitos sobre convergência evolutiva, especiação, homologia, analogia, ancestralidade, extinção e fósseis podem ser trabalhados com o uso de canetas e papéis.

Assim, podemos observar que os aspectos relacionados à evolução podem ser trabalhados de forma lúdica a fim de facilitar sua compreensão. Vale ressaltar, ainda, que a criatividade, tanto do professor quanto dos alunos, pode ser estimulada quando se participa ou mesmo cria este tipo de atividade.

Por Mariana Araguaia
Equipe Brasil Escola

Biologia - Estratégias de EnsinoEducadorBrasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais