Cadastre-se

Estudo do leite de soja


Leite de soja é mais saudável?

O leite é uma secreção nutritiva de cor esbranquiçada e opaca produzida pelas glândulas mamárias das fêmeas dos mamíferos. A principal função do leite é alimentar os filhotes até que sejam capazes de digerir outros alimentos. Mas como se trata de um alimento um tanto saboroso, ele se tornou integrante da dieta de adultos.

A ingestão diária de leite proporciona o fortalecimento dos ossos prevenindo a osteoporose, uma vez que é rico em cálcio.

O leite mais produzido e distribuído para o consumo humano é o de vaca. O leite de soja surgiu como um substituto ao leite de vaca e vem ganhando seu espaço gradativamente, mas será que oferece a mesma quantidade de proteínas e minerais?

No conteúdo de Química Inorgânica estudamos os minerais, inclusive aqueles encontrados em alimentos. Esse conteúdo pode ser aplicado em sala de aula como material de apoio, para isso consiga uma amostra embalada dos leites de vaca e soja. É importante que estas contenham os rótulos especificando a composição do produto.

Estimule os alunos a comparar os componentes dos leites de soja e de vaca.

Considerando a quantidade de 200 ml (um copo) temos que:


Através dessa comparação podemos concluir que o extrato leitoso da leguminosa soja não perde quando o assunto é quantidade de proteínas, mas no quesito mineral, ele não é uma boa opção.

Interrogue à turma: na prevenção da osteoporose, qual leite é mais benéfico? O leite de vaca é indispensável às pessoas idosas (mais propensas a desenvolver a doença) em razão da maior taxa do mineral cálcio.


Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola   

Veja mais! 
Análise de gordura da margarina light 

Rótulos de alimentos; como aprender com eles?

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais