Cadastre-se

Estudando o solo


Solo: fonte de vida.

O solo serve de abrigo para diversas espécies animais e micro-organismos, sendo a partir dele que os vegetais se desenvolvem, fornecendo fonte de energia a toda a cadeia alimentar, garantindo a sobrevivência de diversas espécies. Resultante do intemperismo de rochas, pode se apresentar com diversas características distintas, sendo estas propriedades que interferem em aspectos como retenção de água, facilidade de deslizamentos, dentre outros.

Diante destes fatos, conhecer e compreender as características do solo e sua importância é de grande valia. Assim, este texto propõe uma atividade que pode ser desenvolvida, inclusive, no Ensino Fundamental.


Serão necessários:

- copinhos de café;
- garrafas PET de dois litros, transparentes;
- cascalho;
- areia;
- argila;
- solo comum;
- água;


Procedimentos:

Após explicar aspectos como formação e perfis de solo, divida a classe em pequenos grupos. Oriente que todos os componentes deverão fazer anotações sobre os procedimentos e observações da atividade para que, ao fim dessa, tenham material suficiente para a confecção de relatório avaliativo.

Cada grupo deverá, primeiramente, receber copinhos de café, com cascalho, areia, argila e uma amostra de um solo qualquer; observando as diferenças na cor, textura e tamanho das partículas.

Com as garrafas PET, cada grupo montará dois filtros, um contendo apenas, ou predominantemente areia; e o outro, argila. Siga as instruções contidas no item “Para a construção do filtro, são necessários”, do texto “Construção de filtro d’água com garrafa PET”, deste mesmo canal. Ao terminarem, deverão acrescentar a cada um dos filtros a mesma quantidade de água, marcando com uma caneta de retroprojetor o nível da água filtrada.


Explicações:

O solo é constituído por partículas resultante do intemperismo de rochas, adicionadas à matéria orgânica; sendo sua porosidade relacionada à constituição. Assim, ao ser feito o filtro, observou-se que o que continha argila reteve bem mais água do que o com areia, já que as partículas deste último são maiores, permitindo o escoamento da água.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Biologia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais