Cadastre-se

Ensinando os cumprimentos básicos


Uma forma de ensinar os iniciantes as formas de cumprimento pergunta e resposta “how are you?” e “I’m fine, thank you!” é a seguinte:

Primeiramente, chegue na sala perguntando: How are you? Se os alunos nunca tiverem ouvido a expressão, ficarão olhando e esperando seu próximo passo. Mas se um aluno responder, convoque-o para ser auxiliar durante a aula. Em seguida, ande entre as carteiras apertando as mãos dos pupilos e repetindo: how are you? Após uma volta pela sala fazendo essa ação, questione a turma: o que vocês acham que estou falando?

Permita que os alunos falem, mas não diga nada. Novamente circule pela sala, só que agora além de apertar a mão e perguntar “how are you”, aponte para si e diga “I’m fine” e depois “and you?”, apontando para o aluno quando disser “you”. Ajude-o a responder dando opções da seguinte forma: Fine (faça “joia” com o dedão), more and less (abane a mão indicando “mais ou menos”) e bad (dedão para baixo). Então, de acordo com o que ele estiver sentindo, vai imitar o gesto e tentar dizer a palavra correspondente.

Logo em seguida e depois de repetir essa ação com alguns alunos, pergunte de novo: o que estou falando, fazendo?
Com certeza, haverá muitos palpites e você, professor, juntamente com a turma chegarão a uma resposta. Quando todos estiverem em um consenso de que perguntamos “how are you?” quando cumprimentamos e queremos saber como a pessoa está e dizemos “I’m fine” quando está tudo bem, então, o objetivo foi atingido. Através da reflexão, todos entenderam a função da pergunta e resposta apresentadas. Neste momento, enfatize o diálogo e incremente: diga que “thank you” ou “thanks” é a maneira de expressar gratidão e de ser educado.

Após visualizar a situação, o estudante terá mais domínio sobre o conteúdo e encontrará sentido no aprendizado. Aproveite o entusiasmo e solicite o aluno que pergunte ao colega do lado “how are you” para que o mesmo responda: I’m fine, more and less ou bad. Então, permita que a turma ande pela sala e finja que encontra um amigo na rua e o cumprimente da forma que aprendeu.

Ao final, ensine uma música que a turma irá cantar toda vez que a “teacher” entrar em sala: “How are you” ao tom de “Polegares”:

Students: Hello, teacher! Hello, teacher! How are you, how are you?
Teacher: I’m fine, thank you! I’m fine, thank you! And you?
Students: I’m fine too!

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras Português Inglês
Equipe Brasil Escola

Inglês - Estratégias de ensino - Educador - Brasil Escola

  • quinta-feira | 23/01/2014 | Simone Guimar&...

    Excelente aula! Obrigada.

Brasil Escola nas Redes Sociais