Cadastre-se

Ebulição da água

No processo de ebulição da água formam-se bolhas na superfície do líquido pelo fato de a pressão do vapor da água ser igual à pressão na superfície do líquido.

Fornecendo-se calor para a água, é possível ver que após algum tempo ela entra em ebulição
Fornecendo-se calor para a água, é possível ver que após algum tempo ela entra em ebulição

Quando fornecemos calor às substâncias, elas têm sua temperatura elevada. Assim, elas tendem a mudar de fase, ou seja, passam de um estado para outro. Por exemplo, quando aquecemos a água, ela tende a evaporar (passa do estado líquido para o estado gasoso).

Esta atividade experimental visa verificar, de forma simples, o comportamento do vapor da água no estudo das mudanças de estado físico da matéria. Esse experimento pode ser realizado por todos os alunos, sendo mais interessante a divisão em grupos. Nessa atividade é necessário o uso de uma chaleira, uma fonte de calor (pode ser fogo, fogareiro etc.) e água.

Realizando a atividade experimental

Primeiramente, coloque um pouco de água na chaleira e leve ao fogo. Deixe-a por um intervalo de tempo longo, a fim de que ela mude de estado físico (ou seja, até que ela ferva). Após um intervalo de tempo, observe atentamente o que sai pelo bico da chaleira quando a água está fervendo, ou melhor, quando está em ebulição.

Lembre-se, é necessário tomar muito cuidado com essa atividade experimental, pois ela trabalha com uma fonte de calor. Sendo assim, evite o contato físico e tente fazer suas observações com uma distância segura em relação à chaleira que está sendo aquecida.

Tente responder algumas perguntas, como por exemplo:

O que você vê na região bem próxima da saída do bico da chaleira?

O que você vê nas regiões mais distantes?

Você consegue explicar isso?

Observação: o vapor de água é composto por moléculas de água, que não são visíveis a olho nu. Entretanto, após percorrerem alguns centímetros, essas moléculas perdem calor para o ar, condensando-se em pequenas gotas. Essas gotículas refletem a luz, dando uma aparência de névoa, que pode ser facilmente vista. As gotículas são água em estado líquido.

Note que é perigoso colocar o dedo perto da saída do vapor, pois tal ato pode provocar queimaduras na pele. É bom lembrar que os aparelhos de limpeza a vapor geram vapor com temperaturas maiores do que 100°C, pelo aumento da pressão interna dos líquidos.

Brasil Escola nas Redes Sociais