Cadastre-se

Discutindo sobre as consequências da construção de uma Hidrelétrica

A energia elétrica é de fundamental importância para a realização das atividades econômicas. Além de sua utilização no processo de produção, a energia tornou-se um elemento essencial no dia a dia da população.

Existem diferentes fontes energéticas, sendo classificadas em renováveis (hidrelétrica, eólica, solar, biomassa) e não renováveis (petróleo, nuclear, carvão mineral, gás natural). Tanto as fontes renováveis, quanto as não renováveis, apresentam aspectos positivos e negativos.

As usinas hidrelétricas são matrizes energéticas renováveis, ou seja, não se esgotam na natureza. São responsáveis pela produção de mais de 18% da energia elétrica no mundo. No Brasil, essa marca é superior a 90%. Ao abordar o conteúdo relacionado às fontes de energia, é importante dar um destaque especial às hidrelétricas, pois essa é a principal fonte energética do Brasil.


Hidrelétrica de Itaipu

Inicie a aula fazendo as seguintes perguntas aos alunos: Qual a principal utilidade da energia elétrica em nossas vidas; Em seguida, peça que eles imaginem como seriam suas vidas sem energia elétrica; Como ocorre o processo de instalação de uma usina hidrelétrica; Como a energia chega até nossas casas.
Essas perguntas irão despertar a imaginação dos estudantes, consequentemente, a aula se tornará mais interessante.

Explique como uma hidrelétrica é instalada, a retirada da população da área que será alagada, a perda da biodiversidade, a realização de estudos para sua construção, a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (RIMA), entre outros fatores.
Esclareça o processo de alagamento de grandes áreas e suas consequências, solicitando uma pesquisa aprofundada sobre o tema, tendo como um dos suportes bibliográficos, o texto - Energia Hidrelétrica – Brasil Escola.
Após a realização da pesquisa, divida a turma em três grupos, sendo um grupo responsável por esclarecer o funcionamento de uma usina hidrelétrica, sua construção e forma de obtenção de energia elétrica. Outro grupo será responsável por apresentar os aspectos positivos dessa fonte de energia. E o terceiro grupo, ficará incumbido de apontar os fatores negativos da energia hidrelétrica.
Promova um debate entre os alunos, fazendo com que eles participem de forma ativa do conteúdo, proporcionando ferramentas que visem ao conhecimento sobre o mesmo.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais