Cadastre-se

Decomposição dos Alimentos


As crianças podem aprender sobre alimentação desde cedo.

O presente conteúdo trata-se de uma atividade experimental que pode ser aplicada para alunos da 1ª à 5ª série, essa atividade se baseia na observação de alimentos.

É interessante demonstrar de forma prática a decomposição da matéria e começar desde cedo a introduzir conceitos sobre massa, fungos, bactérias, etc.

Inicie a aula definindo o que é Matéria: matéria é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Fale também da ação de bactérias e fungos sobre os alimentos e como esses se estragam.

Material:

- Pão, batata e maçã com bolor;
- Frutas e verduras variadas;
- Potes e pratos descartáveis;
- Água;
- Pão.

Procedimentos

Momento de observar:

- Comece mostrando para a turma as amostras emboloradas de maçã, batata e pão;

- Explique as questões relacionadas às condições ambientes. Como a umidade e temperatura cooperam para que os alimentos se estraguem. Quais as características e transformações que um alimento com bolor apresenta?

- Nesse momento use as frutas e verduras saudáveis para que os alunos observem as diferenças, a comparação entre os alimentos e o estado de conservação auxilia no contexto.

Momento de pensar:

Estimule os alunos a raciocinarem, faça perguntas como:

- Quais fatores presentes na natureza são responsáveis por modificar a estrutura dos alimentos?
- O que leva as frutas a se degradarem?
- Por que o pão armazenado por muito tempo fica duro?

Momento de responder:

- A umidade elevada e as altas temperaturas são as grandes vilãs para os alimentos, esses fatores auxiliam na formação do bolor e conseqüentemente a degradação;

- As frutas possuem um alto índice de água (por isso são tão saborosas), em razão dessa umidade elevada se estragam com maior facilidade, o mesmo acontece com as verduras e legumes;

- Os pães amanhecidos são duros por que lhes foi roubada toda a umidade existente, ou seja, os pães ficam secos pela ausência de água;

Momento de concluir:

-Através desta aula é possível observar o processo de decomposição de alimentos e perceber o perigo dos fungos e bactérias;

- Discuta sobre as formas corretas de conservação alimentar: onde o pão deve ser armazenado para que não fique seco? Dentro de um saco plástico bem fechado, longe do ar atmosférico.

- Onde as frutas e legumes devem ficar para que continuem cheias de sabor e umidade? Dentro da geladeira.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais! Umidade em alimentos

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • domingo | 04/11/2012 | gabriel alves

    amei esta pagina google obrigado pela ajuda

Brasil Escola nas Redes Sociais