Cadastre-se

Debate: os alimentos transgênicos


Por que tanta controvérsia no que se diz respeito aos transgênicos?

Os transgênicos, espécies cuja constituição genética foi alterada com genes de outros seres vivos, a fim de modificar determinadas características naturais por outras “melhores” (como resistência a pragas, carne mais macia, dentre outras), são tema de muitas controvérsias.

De um lado, o famoso discurso de que os transgênicos poderão resolver o problema da fome no mundo e as facilidades que poderão trazer para nossa vida. Por outro lado, a competição destes organismos com as espécies naturais e o potencial de riscos à biodiversidade e à saúde.

Discutir a biossegurança, os prós e contras da introdução de transgênicos na nossa alimentação e no ambiente, as legislações que abordam esta temática, riscos econômicos, o histórico, interesses econômicos, aspectos sociais e políticos envolvendo os transgênicos, etc., podem ser pautas para um debate em sala.

Uma semana antes da atividade, peça para que seus alunos de Ensino Médio estudem sobre o tema e recolham a maior quantidade de materiais que conseguirem. Após recolher este material, disponibilize-o em uma pasta, para que os estudantes possam pesquisar e até mesmo xerocar tais matérias.

No dia do debate, divida a turma em dois grupos: o grupo dos prós e o grupo dos contras. É importante salientar que esta divisão deve ser aleatória, para estimular seu aluno a argumentar de forma com que defenda o que lhe foi atribuído, mesmo que não seja o que realmente tem como opinião pessoal.

Sorteie para saber qual grupo começará a atividade e estipule um tempo fixo para as discussões. O grupo sorteado deverá argumentar de acordo com o tema proposto, enquanto os indivíduos do outro grupo devem assistir a discussão e anotar os pontos que acharem interessantes, podendo argumentar contra ou a favor do que foi exposto.
Após o término do tempo, o segundo grupo deverá iniciar a sua discussão, enquanto o outro faz suas observações por escrito. Encerrado o prazo, recolha as anotações de seus alunos e abra a discussão para toda a turma, pontuando o que julgar necessário.

Em casa, faça um relatório a partir das observações feitas por escrito e dê uma cópia a cada um deles. De acordo com a discussão e a partir das informações contidas, pontue as possíveis lacunas e erros conceituais existentes.

Neste site há uma gama de legislações sobre a temática:
http://acd.ufrj.br/consumo/legislacao/ng.htm

Por Mariana Araguaia
Equipe Brasil Escola


BiologiaEstratégias de Ensino - EducadorBrasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais