Cadastre-se

Crianças e Estados Físicos da Matéria


Receita culinária legitima os conteúdos escolares

Trabalhar com estados físicos das matérias em educação infantil requer muita criatividade, pois as teorias devem ser colocadas em prática.

É claro que para isso não serão inseridos elementos químicos, mas conceitos que as crianças já possuem.

As experiências na sala de aula são importantes, pois dão legitimidade ao trabalho desenvolvido, fazendo com que os alunos descubram verdadeiramente como acontecem as transformações.

Para enriquecer o aprendizado e a aula, o professor poderá preparar uma receita culinária de gelatina onde, além dos conteúdos dos estados físicos, os alunos poderão reforçar as diferentes cores, a importância da água morna para se derreter o pó da gelatina – o que não acontece com a água fria, além de perceber a transformação do estado físico quando a mesma ficar pronta.

Os materiais utilizados serão: três ou mais caixas de gelatina (de acordo com a quantidade de crianças na sala); copos descartáveis em tamanho pequeno; colheres descartáveis, termômetro comum; cartolina para cartaz; canetão hidrocor; tigela transparente, colher de pau e, é claro, geladeira.

Antes de partir para a experiência, é importante que o professor converse com os alunos sobre os estados físicos das coisas, o que é líquido, o que é pastoso e o que é sólido. Aos poucos, irá colher informações sobre aquilo que as crianças já dominam, já entendem.

Depois, é hora de colocar a mão na massa, preparando as receitas de gelatina, conforme as instruções das embalagens.

As caixas deverão ser reservadas para a confecção do cartaz com a receita da gelatina.

Durante o preparo, o professor deverá questionar os alunos sobre o estado da gelatina antes do preparo, o estado da água, se este muda quando a água é aquecida, se muda quando a água é congelada, as transformações que o pó da gelatina sofre ao se adicionar a água, qual a necessidade de mexer bem até que o pó esteja totalmente dissolvido, etc.

Se quiser trabalhar o estado gasoso é preciso que tenha muito cuidado. Antes de colocar a água para ferver, deve solicitar ajuda de alguém, para não correr o risco de alguma criança se queimar. Mostre o vapor que sobe da panela quando a água ferve e também que o vapor acumulado se transforma em água novamente, como na tampa da panela.

Após o preparo das gelatinas, falar do processo de resfriamento para que as mesmas mudem do estado líquido para o sólido.

Em seguida é só sentar em roda e montar um cartaz, utilizando as embalagens que foram reservadas. Para isso, escreva o título, o número de caixas que foram usadas e cole-as, para representar a quantidade. Faça o mesmo com as medidas de água fria e quente.

Ao final, é só saborear a deliciosa receita preparada pela turma, e se tiver feito em quantidade maior, poderá trabalhar a socialização, compartilhando com outra turma da escola.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Veja Mais!
Figuras Planas e Não Planas
Trabalhando conceitos matemáticos de forma concreta

Estratégia de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • sábado | 01/02/2014 | maria salete d...

    Amei esse texto, vou colocar em pratica .

Brasil Escola nas Redes Sociais