Cadastre-se

Consumismo


O consumismo se constitui através de valores historicamente constituídos.

A sociedade de consumo é uma idéia bastante presente na fala de diferentes críticos e pensadores do mundo contemporâneo. O tema tem bastante relevância entre os jovens que, desde a mais tenra idade, se acostumam a buscar a realização própria na aquisição de bens materiais. A partir disso, o professor tem uma excelente oportunidade de problematizar como essas questões do consumo podem ser historicamente refletidas em sala de aula.

Pegando algumas imagens de propaganda do início do século XX, principalmente no auge do chamado “american way of life”, o professor pode demonstrar de que maneira essas idéias de realização por meio dos bens materiais foi se consolidando ao longo do tempo. Para empreender uma discussão sobre o tema, a aula pode ser dinamizada com a utilização de uma letra de música capaz de suscitar as questões referentes à questão levantada pelo debate.

Antes de fazer com que a aula se transforme em um “ataque ao consumo de bens materiais”, o professor pode tomar o cuidado de oferecer algum tipo de reportagem que fale sobre a questão da inadimplência. Na grande maioria das vezes, esse tipo de matéria jornalística ressalta estatisticamente os tipos de bens de consumo ligados a esse tipo de problema financeiro. Pedindo o auxílio dos alunos, a turma pode identificar quais os produtos mais consumidos pelos inadimplentes.

Traçando um paralelo entre o presente e o passado, o professor pode passar uma música do grupo musical “The Monkees”. Na canção “Pleasant Valley Sunday” o grupo faz uma crítica contundente em relação aos bens de consumo que satisfaziam as famílias norte-americanas no final dos anos de 1960. Para facilitar o trabalho com a canção, segue abaixo a tradução da letra em questão.

Depois de analisarem os versos, o professor pode pedir para que os alunos construam um quadro comparativo distinguindo os bens de consumo mais desejados na época da canção e na atualidade. Findada a produção do material, os alunos podem apresentar a conclusão do trabalho realizado.



The Monkees – Outro dia confortável dia de domingo

A banda de rock local desce a rua
Tentando aprender a sua canção.
Senhor Sereno, o dono da casa,
que só sai para aparar a grama.

Outro confortável dia de domingo,
Carvão queimando por todo o lugar.
A ordem das casas é sempre a mesma,
E ninguém parece se importar.

Veja a senhora Gray, ela está tão orgulhosa hoje,
porque suas rosas estão em flor.
O senhor Green está tão tranqüilo,
Ele colocou uma TV em cada quarto.

Outro confortável dia de domingo,
Aqui na terra do status.
Mães reclamam sobre o quanto a vida é difícil,
E as crianças não compreendem.

Produto de metas confortáveis,
Eles só paralisam a minha alma.
E deixa tudo mais difícil para eu enxergar,
Meus pensamentos parecem vaguear,
para lugares distantes.

Preciso de uma mudança de cenário.

Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola

História - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais