Cadastre-se

Construindo um forno solar caseiro

O forno solar caseiro de baixo custo é constituído de uma caixa com fundo preto e tampa feita de saco plástico, com abas refletoras, que podem ser construídas com papel alumínio.

Sabemos que a energia solar é uma fonte renovável e bastante proveitosa, portanto cabe a nós professores levá-la ao conhecimento dos alunos. Podemos dizer que a capacidade de transformar uma forma de energia em outra deu ao homem a capacidade de atuar sobre a natureza, daí resultando todo o desenvolvimento tecnológico e científico que hoje conhecemos.

Tomando como base o princípio da conversão de uma forma de energia em outra, o professor pode propor aos alunos a construção de um forno solar caseiro. Essa experimentação pode ser vista como uma forma alternativa de utilizar a grande quantidade de energia solar que temos para fins didáticos. Portanto, neste artigo propomos a construção de um forno solar caseiro de baixo custo.

É sabido que muitas pessoas fazem uso da energia solar para cozinhar ou até mesmo aquecer alguns alimentos. Vamos mostrar nesta atividade como fazer um pequeno forno solar que pode chegar a temperaturas suficientes para aquecer sanduíches ou até mesmo cozinhar um ovo.

Portanto, nesta atividade temos como objetivo verificar uma aplicação da energia solar em nossa vida cotidiana. Para a construção do forno solar precisaremos dos seguintes materiais:

- caixa de papelão (em que caiba um pires ou até mesmo um prato raso pequeno)
- folha de papel alumínio
- saco plástico transparente
- cartolina preta
- fita adesiva

Montando o forno

Você pode pintar o interior da caixa de papelão de preto ou fazer uso da cartolina preta para forrar todo seu interior. Em seguida, forre um pedaço de papelão com papel alumínio. Esse pedaço será usado como refletor solar.

Coloque um pires com o alimento a ser aquecido no interior da caixa. Cubra-o com o plástico transparente. Leve o forno ao sol, ajuste o refletor para iluminar dentro da caixa, e em poucos minutos o forno estará quente. Faça alguns experimentos com materiais diversos, como chocolate, vela, giz de cera etc., e verifique a partir de quanto tempo eles começam a derreter.

Modelo experimental do forno solar caseiro


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Brasil Escola nas Redes Sociais