Cadastre-se

Construindo um elevador hidráulico


Elevador: uma máquina hidráulica

Os elevadores hidráulicos fazem parte de nosso cotidiano e estão presentes, por exemplo, nos postos de combustíveis e na cadeira do dentista. O funcionamento desses equipamentos acontece de maneira bem simples e de fácil explicação.

O processo operacional das máquinas hidráulicas está baseado no princípio de Pascal. Este princípio foi enunciado pelo físico e matemático francês Blaise Pascal que descobriu, de maneira experimental, que o aumento de pressão num ponto de um fluido é igual ao aumento de pressão em outro ponto qualquer. Dessa forma, anunciou: “o acréscimo de pressão, em um ponto de um líquido em equilíbrio, transmite-se integralmente a todos os pontos deste líquido”.

O elevador é uma máquina hidráulica e para que possa subir e descer, esse equipamento utiliza o princípio de Pascal. Com materiais bem simples, do cotidiano e de fácil manuseio, podemos construir um elevador para estudo prático desse importante princípio. São estes os materiais:

• Duas seringas de diâmetros diferentes;
• Tubo de látex, mais conhecido como “garrote”;
• Placas de madeira para suporte;
• Blocos com pesos diferentes.

Com o tubo de látex faça a conexão entre as duas seringas. Feito isso, pegue a madeira e coloque as duas seringas na vertical, uma ao lado da outra, assim como no esquema mostrado abaixo, veja:


Esquema experimental

Está pronto, agora é só fazer a análise do funcionamento desse experimento. Colocando um peso sobre a seringa de menor diâmetro verifica-se que a outra seringa sofre um deslocamento vertical, porque isso acontece? É possível manter esse sistema em equilíbrio? Faça o estudo, elabore hipóteses e descubra tudo sobre o funcionamento de um elevador hidráulico.

Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola

Física - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais