Cadastre-se

Construindo a história do bairro

Nesta proposta de trabalho de pesquisa, através da história do bairro, o professor pode estimular o aluno a iniciar os estudos históricos.

O trabalho com a história do bairro pode proporcionar ao aluno o contato com as pessoas mais velhas e suas memórias sobre o local que habitam
O trabalho com a história do bairro pode proporcionar ao aluno o contato com as pessoas mais velhas e suas memórias sobre o local que habitam

Uma das maneiras de o professor de história estimular nos alunos o interesse pelo estudo da disciplina pode ser encontrada através de um trabalho de pesquisa sobre a história do bairro em que os alunos habitam. A busca por informações sobre a formação do bairro e seu desenvolvimento ao longo do tempo possibilita aos alunos uma interação maior com o espaço geográfico no qual estão mais diretamente relacionados, tanto com a história da cidade quanto com a produção e trabalho com fontes históricas.

Uma introdução à pesquisa pode ser feita pelo professor ao apresentar a história do município através das ruas e os significados de seus nomes, bem como fotos antigas e atuais do espaço urbano, para que seja possível mostrar uma comparação entre períodos históricos distintos. O relato de pessoas mais velhas sobre a memória que elas têm sobre a cidade e sobre as mudanças vivenciadas no período em que habitaram a cidade, trabalhado em conjunto a materiais jornalísticos, proporciona a ampliação do quadro histórico a ser apresentado nessa introdução aos alunos.

Ao mesmo tempo, o professor deve mostrar como as fotos, os nomes das ruas, os relatos das pessoas e os materiais jornalísticos servem como fontes históricas, de onde são tiradas as informações para a produção dos estudos históricos.

Após a apresentação dessa introdução, que servirá como um exemplo da pesquisa a ser realizada pelos alunos, o professor apresentará o objetivo e a estrutura da pesquisa pretendida. Apesar de haver uma diminuição de escala na análise, da cidade para os bairros, os métodos e fontes de análise da história do bairro serão os mesmos.

O trabalho pode ser estruturado levando em consideração a analise iconográfica através de fotografias, que podem ser conseguidas com habitantes mais velhos do local (vizinhos ou parentes que estão no local há mais tempo). O contato com essas pessoas pode ainda ser aproveitado para realizar pequenas entrevistas sobre a vida das pessoas nesses bairros, compondo, dessa maneira, uma espécie de memória oral a ser utilizada no trabalho. A elaboração prévia de um questionário facilita o trabalho dos alunos.

As fotos podem também ser pesquisadas em bibliotecas municipais, onde os alunos poderão encontrar elementos de materiais jornalísticos para que sejam utilizados em conjunto às informações obtidas com os habitantes dos bairros. Na biblioteca ainda é possível encontrarem informações sobre os nomes das ruas dos bairros, bem como livros que podem relatar de alguma forma a história dessa localidade urbana.

Esse tipo de pesquisa pode estimular nos alunos o gosto pelo estudo da história, principalmente nos primeiros anos do ensino fundamental, por se tratar de uma realidade concreta bem próxima à por eles vivenciada.


Por Tales Pinto
Graduado em História

Artigos relacionados

Brasil Escola nas Redes Sociais