Cadastre-se

Construção de um globo terrestre


Modelo de globo terrestre

O desenvolvimento das habilidades cartográficas dos alunos deve ser motivado pelo professor através de atividades dinâmicas e eficazes. Os elementos da cartografia estão presentes em nosso cotidiano, como no simples fato de localizar uma rua, indicar um determinado endereço, utilizar os pontos cardeais e colaterais para orientação, entre outras atitudes.

Portanto, o educador deve promover aulas que despertem o conhecimento cartográfico dos estudantes, elaborando materiais que auxiliem na interpretação de mapas, orientação e localização geográfica, confecção de cartas, croquis, maquetes, etc. Nesse sentido, uma atividade de grande relevância é a construção de um globo terrestre, que, posteriormente, pode ser utilizado nas aulas de fuso horário, estudo dos continentes, oceanos, coordenadas geográficas, entre outros temas pertinentes.

Para a realização da atividade serão necessários os seguintes materiais:

- Bola de isopor de 10 cm.
- Fotocópia do mapa-múndi ampliado em 300%.
- Lápis de cor.
- Fita dupla face.
- Tesoura.

Modo de fazer:

Solicite que os estudantes pintem os oceanos de azul e as porções continentais com cores distintas. Em seguida, corte o mapa em tiras no sentido norte-sul e coloque a fita dupla face no verso de cada uma das partes cortadas.

Posteriormente, cole as tiras na bola de isopor seguindo a ordem do mapa-múndi. É importante esticá-las bem para que não fiquem enrugadas, além de atentar para que nenhuma seja colada no local inadequado. Uma boa maneira de confeccionar esse globo terrestre é ter a emenda da bola de isopor como referência à linha do Equador, pois esse mecanismo auxilia na ordenação das tiras.

Essa é uma atividade fácil e que utiliza objetos simples, proporcionando resultados extremamente satisfatórios. Os alunos participam de forma efetiva, despertando, assim, o conhecimento cartográfico, além desse material poder ser aproveitado em outras aulas de Geografia.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais