Cadastre-se

Conhecendo os componentes de um circuito eletrônico

Podemos dizer que um circuito eletrônico é a base principal de funcionamento de um aparelho eletrônico. Nos circuitos eletrônicos a energia é convertida para diferentes usos.

É comum que professores de Física encontrem algumas dificuldades em ministrar certos conteúdos. Podemos dizer que essa dificuldade se dá em razão de muitos conteúdos serem abstratos, isto é, conteúdos que ficam somente na teoria. Sabemos que o bom desempenho do professor em sala de aula depende muito do domínio do conteúdo, bem como sua contextualização. Mas também não podemos esquecer que o aluno precisa mostrar interesse pelo conteúdo, o que na maioria das vezes não acontece.

Sabemos que ensinar Física não é uma tarefa fácil, ainda mais quando os alunos apresentam rejeição pelo conteúdo. Por isso, é interessante que o professor sempre leve algo inovador para sala de aula. Um dos conteúdos que os alunos mais apresentam dificuldades está relacionado à eletricidade, pelo fato de não a enxergarmos.

Ao iniciar o conteúdo de eletricidade, mais precisamente de circuitos e componentes de um circuito, o professor pode propor uma atividade de identificação. Essa identificação consiste no estudo dos componentes de um circuito eletrônico. Muitos alunos possuem computadores, calculadoras, rádio, Dvd’s etc., todos esses aparelhos possuem placas eletrônicas que por sua vez apresentam diversos tipos de componentes.

Sendo assim, o professor pode iniciar o estudo sobre os componentes eletrônicos dizendo que os circuitos eletrônicos são a base principal de funcionamento de um equipamento eletrônico. Após ter feito um estudo superficial sobre circuitos elétricos e eletrônicos, é interessante propor aos alunos a identificação dos componentes eletrônicos de um circuito.

Material usado

- uma placa de circuito eletrônico

Cada aluno deverá adquirir uma placa de circuito eletrônico, que pode ser encontrada em lojas de manutenção de eletrônicos.

Após cada um adquirir um circuito eletrônico, o professor pode iniciar o estudo aprofundado sobre circuitos elétricos. À medida que o conteúdo for sendo ministrado, o professor pode pedir aos alunos que identifiquem na placa o dispositivo trabalhado. Por exemplo, no momento em que for enunciado a respeito de um capacitor, o professor pede aos alunos que o identifique em sua placa.

Após a identificação da peça, o professor pode definir o que é um capacitor e como ele é usado em um circuito eletrônico. O professor ainda pode mostrar e diferenciar os diversos tipos de capacitores do circuito.

No momento em que for trabalhar a respeito de diodo, é preciso fazer uma simples explicação do que é e em seguida pedir para que os alunos identifiquem um diodo no circuito eletrônico. Após a identificação, o professor pode explicar sua função e de que modo ele emite luz. Faça o mesmo para identificação de resistor, transistor, indutor, transformador e fusível.

Esta é uma proposta de aula que tem por finalidade colocar os alunos em contato com alguns equipamentos eletrônicos que são estudados em física e que muitas vezes não são levados para dentro de sala. Também é uma aula experimental, considerada de baixo custo por não usar materiais novos.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Brasil Escola nas Redes Sociais