Whatsapp

Chuva ácida

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Estátua danificada pela chuva ácida.

A chuva ácida é um fenômeno que ocorre no meio ambiente, é causada por resíduos gerados pela queima de combustíveis fósseis como carvão mineral, petróleo, etc. Ela pode causar prejuízos ao longo dos anos, a foto acima mostra uma obra-prima que foi corroída pela chuva ácida. Na agricultura, essa chuva causa estragos em plantações e compromete a safra.

O principal objetivo deste experimento é reproduzir a chuva ácida ocasionada pelo resíduo dióxido de enxofre (SO2). Nesse contexto iremos destacar conceitos da Química Inorgânica como óxidos, indicadores ácido-base, reações químicas, entre outros.

Vamos ao experimento:

Material

- recipiente (de plástico ou vidro transparente) com capacidade para 1 litro
- fita preta (fita adesiva)
- 20g de enxofre (pó amarelo vendido em farmácias)
- suco de repolho roxo (preparar conforme etapa 1)
- 1 colher de sopa

Procedimentos

1. O primeiro passo é preparar o suco de repolho roxo: Macerar (triturar) o repolho roxo junto com um pouco de água. Peneirar o extrato para se obter uma solução. Colocar a solução em um béquer, aquecendo-a logo em seguida.
 

Solução de repolho roxo


2. Coloque as 20 gramas de enxofre na colher.

3. Dobre a extremidade da colher para que ela se encaixe no recipiente e, com auxílio da fita preta, vede o recipiente de modo que a colher contendo enxofre fique fixa e isolada do ambiente externo.

4. Em razão da solução de repolho roxo estar aquecida, ocorre a queima do Enxofre e consequente formação de uma névoa densa dentro do recipiente.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


5. A mudança na coloração da solução de repolho roxo é indício de que houve a produção de ácido sulfúrico dentro do recipiente.

Equações do processo:

S + O2 → SO2               Queima de enxofre (S) e formação de SO2 (óxido de enxofre).

SO2 + ½ O2 → SO3

SO3 + H2O → H2SO4           Produção de ácido sulfúrico.

O indicador ácido-base de repolho roxo muda de cor ao entrar em contato com H2SO4 (ácido sulfúrico).

O processo acima é uma demonstração do que ocorre na natureza. A chuva rica em ácidos, como H2SO4, tem o poder de corroer tudo que ela toca, desde substâncias mais duras (mármore e metais) até frágeis plantas.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola