Cadastre-se

Chuva Ácida

A ocorrência da chuva ácida tem se intensificado nas últimas décadas, sendo um tema constantemente discutido por jornais (impressos e televisivos), livros, revistas, entre outros meios de comunicação. Apesar de todo esse destaque dado às chuvas ácidas, muitas pessoas ainda se confundem sobre as causas e consequências relacionadas a esse fenômeno.

A sala de aula é o ambiente propício para uma abordagem ampla sobre o tema em questão, sendo de fundamental importância a realização do plano de aula e a utilização de metodologias adequadas visando despertar o senso crítico dos estudantes. Portanto, ao trabalhar esse tema, inicie a aula perguntando o que é e como se forma a chuva ácida. Após as respostas dos estudantes, direcione o conteúdo em pauta.

Explique, primeiramente, que a chuva contém um pequeno grau natural de acidez que, diga-se de passagem, não agride o meio ambiente. Entretanto, esse processo é agravado em virtude do grande lançamento de gases poluentes na atmosfera, principalmente nas cidades industrializadas e com grande quantidade de veículos automotores.

Posteriormente, elucide sobre o processo químico responsável pela formação das chuvas ácidas, abordando a reação dos gases liberados na atmosfera (por meio da queima de combustíveis fósseis) com as partículas de água que formam as nuvens. É importante apresentar as regiões do planeta onde esse fenômeno é mais intenso (países industrializados), e para tal, utilize o mapa-múndi para localização e questione sobre os motivos desse processo nas referidas localidades.

Ressalte sobre os diversos problemas causados em decorrência das chuvas ácidas: prejudicam as lavouras, alteram os ecossistemas aquáticos, contribuem para a destruição de florestas, danificam edifícios, corroem monumentos históricos, contaminam a água potável, prejudicam a saúde humana, entre outros.

Em seguida, solicite que os alunos analisem e comentem sobre a seguinte figura:


Estátua danificada pela chuva ácida

A figura a ser analisada consiste numa estátua danificada pela ocorrência de chuvas ácidas, sendo que na primeira imagem, o monumento está em boas condições de preservação, e, logo em seguida, após algum tempo exposta à acidez das chuvas, esta sofreu deformações.

Proponha a realização de um trabalho abordando as causas e consequências das chuvas ácidas, além de apontar os países e as cidades brasileiras mais afetadas por esse fenômeno. O trabalho deverá conter possíveis atitudes no intento de solucionar esse problema ambiental, econômico e social.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estrtégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais