Cadastre-se

Caleidoscópio

Caleidoscópio é um aparelho óptico formado por três espelhos em forma de prisma. Através do reflexo da luz, ele apresenta combinações variadas e agradáveis de efeito visual.

Visão de um caleidoscópio multicolorido
Visão de um caleidoscópio multicolorido

É possível, em uma feira de ciências, realizar as mais variadas demonstrações experimentais com espelhos. Você não deve se limitar a apreciar os efeitos ou a beleza das figuras, mas discutir as causas que os produziram, qual o traçado e a geometria dos raios de luz que os criaram.

Quando estudamos a respeito dos espelhos planos, vimos que, para a Física, espelhos são apenas superfícies polidas que produzem reflexão regular. Sendo que a forma geométrica da superfície determina as propriedades dos espelhos e das imagens que eles produzem. Em um espelho plano, a imagem de uma figura ou de qualquer outro objeto pode ser obtida por simetria pela imagem de cada um dos seus pontos.

Vimos também que associando dois espelhos planos temos a possibilidade de formar inúmeras imagens. A quantidade de imagens que podem ser formadas em uma associação de espelhos planos está ligada diretamente ao ângulo entre esses dois espelhos. Resumindo, podemos dizer que quanto menor for o ângulo entre dois espelhos associados, maior será o número de imagens formadas pelo conjunto.

A fim de demostrar, de forma simples, a formação de imagens em uma associação de espelhos planos, vamos propor a construção de um caleidoscópio.

Para construir um caleidoscópio vamos precisar de três tiras retangulares iguais de espelhos planos dispostos na forma de prisma triangular com as faces refletoras voltadas para dentro. Para melhor segurança do caleidoscópio, passe fita crepe grossa em volta dele. Em seguida, após montado, observe qualquer figura através do conjunto.

Para obter um efeito interessante (em virtude da multiplicação e simetria das imagens produzidas), gire frequentemente o caleidoscópio, com isso você verá que as imagens se modificam constantemente. Use sua criatividade e observe diversos objetos que estão à sua volta e veja o quanto as imagens ficam interessantes no caleidoscópio. 

Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Brasil Escola nas Redes Sociais