Cadastre-se

Brinquedos de sucata na sala de aula

Os brinquedos confeccionados a partir de sucata, além de incentivarem a criatividade das crianças, ainda as despertam para a consciência ecológica.

Os brinquedos feitos com material reciclável são uma ótima forma de trabalhar a criatividade das crianças
Os brinquedos feitos com material reciclável são uma ótima forma de trabalhar a criatividade das crianças

Quando falamos em reciclar, estamos falando do reaproveitamento de um material (tratado como matéria-prima) em um novo produto. Materiais como papel, vidro, plástico e metal podem ser reciclados, o que gera uma diminuição na utilização das fontes naturais, que muitas vezes não são renováveis, além de diminuir a quantidade de resíduos que são encaminhados aos lixões ou aterros sanitários.

Não podemos confundir reciclagem com reutilização dos materiais, pois na reciclagem os materiais voltam ao seu estado original, podendo ser transformados novamente em um produto igual em todas as suas características; mas na reutilização aquele produto será usado novamente depois de passar por um tratamento.

Muitas pessoas, atentas para a sustentabilidade, criam objetos com materiais que iriam para o lixo, como objetos de decoração, bijuterias, caixinhas de presentes, brinquedos, entre outros. Para isso, usam apenas a criatividade.

É bom lembrar que a reciclagem e a reutilização de materiais são muito importantes, mas que o consumo consciente é essencial para contribuirmos com um mundo mais limpo.

No presente artigo você pode ver alguns modelos de brinquedos feitos com sucata, que pode ser trazida pelos alunos ou recolhida durante o recreio. É importante que os alunos tenham acesso a materiais como cola, tesouras sem pontas, cordões, tintas e canetas hidrocor.

Nessa atividade deixe que o aluno use a criatividade e a imaginação e monte o brinquedo que quiser. Abaixo seguem algumas fotos de brinquedos que foram feitos com sucata.

Os brinquedos feitos a partir de sucata servem para despertar nos alunos atitudes mais sustentáveis
Os brinquedos feitos a partir de sucata servem para despertar nos alunos atitudes mais sustentáveis

Após a confecção dos brinquedos, o professor pode fazer uma exposição, convidando pais e funcionários da escola. Seria interessante se durante essa exposição as crianças fizessem um seminário mostrando o que aprenderam em sala de aula e por que é tão importante fazer a reciclagem, a reutilização de materiais, além do consumo consciente.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Brasil Escola nas Redes Sociais