Cadastre-se

Biologia

Biologia, uma ciência que busca respostas e interpretações aos eventos da natureza.
Biologia, uma ciência que busca respostas e interpretações aos eventos da natureza.

A disciplina de Biologia, campo das ciências naturais, que estuda o comportamento dos organismos, seja de forma individual ou em seu coletivo, de acordo com os níveis de organização, tem como foco principal o estudo de cada espécie, animal ou vegetal, observada como um agente ativo e passivo integrante do meio ambiente.

Nesse sentido, a compreensão da biologia como estudo da vida, nos revela a essência de um equilíbrio envolvendo os padrões do funcionamento orgânico, (considerando a diversidade das espécies) e os fatores puramente físico-químicos. Esse último, regendo os mecanismos de existência, manutenção e propagação dos seres vivos, cada um inserido no tempo e no espaço específico.

Assim, o entendimento dos princípios biológicos pode ajudar a lidar de forma mais relacionada, à abrangência das relações harmônicas e desarmônicas quando em conjunto com o meio biótico e abiótico.

Dessa forma, a visão de ciência transmitida aos níveis de ensino: fundamental e médio, necessita explorar os conteúdos de forma mais didática possível, aproximando os conteúdos à realidade dos alunos.

Assuntos que envolvem aspectos em escala microscópica, por exemplo, o estudo molecular do material hereditário (o DNA) e até mesmo a importância de seres tão pequenos como as bactérias, devem ser explicados atendendo a ótica minuciosa da matéria, tornando-se visíveis a todas as formas de percepção por parte do educando.

O educador, mesmo contra o tempo, carência de recursos e demais condições em oposição, precisa de forma criativa trabalhar com mais ênfase a ciência.

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Artigos de "Biologia"

Brasil Escola nas Redes Sociais