Cadastre-se

Avaliação contínua

A avaliação contínua é considerada um método de avaliação onde o aluno é avaliado por inteiro, ou seja, a avaliação não deve acontecer somente ao final de um bimestre através das famosas provas bimestrais. É preciso que o processo de avaliação seja constante.

O professor deve estar sempre atento e promovendo atividades que possibilitam a avaliação do aluno e o seu desenvolvimento. Mas que tipo de atividades? Para saciar essa dúvida veja abaixo a relação de atividades que podem ser aplicadas no processo de avaliação contínua, não só na educação matemática, mas em outras disciplinas.

• Essa avaliação pode ocorrer por meio da observação permanente do professor. Esse deve estar sempre atento e anotando todo o desenvolvimento do aluno, dessa forma será capaz de avaliar as suas atitudes, a sua participação, o seu interesse, a sua comunicação oral e escrita, o confronto e a defesa de idéias de cada um.

• O professor pode montar fichas de avaliação de cada aluno, nelas irão conter informações observadas diariamente sobre atividades realizadas em sala de aula e o desempenho de cada aluno, que será uma forma de avaliação e a montagem de um perfil de desenvolvimento de cada aluno durante o ano letivo.

• Realizar testes, provas e jogos em grupos é uma forma de avaliar, desde que seja aplicado com freqüência para que o aluno aprenda que avaliação é um processo natural do seu desenvolvimento intelectual.

• Essa avaliação pode ser feita na forma de auto-avaliação, ou seja, o próprio aluno avalia o seu desempenho. E para que esse tipo de avaliação dê certo e o aluno seja honesto ao avaliá-lo, é preciso que seja uma prática comum no processo de avaliação da escola.

Por Danielle de Miranda
Graduada em Matemática
Equipe Brasil Escola

Matemática - Estratégias de ensino - Educador - Brasil Escola

Artigos relacionados

  • sexta-feira | 08/04/2011 | cleide castro

    concordo plenamente com a atual maneira de avaliacao ,porém existem professores que por avaliar o aluno em outros trabalhos nao se detem na prova mensal como deveria , aplica a prova em menos tempo causando ansiedade nos alunos , diminuindo assim a habilidade e a capacidade de raciocionio. É um comentário de aletar para todos que aceitam essa maneira de avaliacao.

Brasil Escola nas Redes Sociais