Cadastre-se

Aula sobre os tipos de mapa


Este é um típico mapa histórico.

O mapa é um importante instrumento pedagógico para a Geografia, através dele é possível desenvolver uma série de estudos. Os mapas se diferem de acordo com o tema que se pretende abordar, ou seja, eles podem ser temáticos. Quando o professor trabalhar conteúdos relacionados à linguagem dos mapas é preciso que ele oriente os alunos acerca das particularidades contidas nos distintos mapas existentes.

Explique para os alunos o porquê da existência de mapas específicos para cada tema, enfatizando que se inserirmos distintas informações em um mesmo mapa, como dados econômicos, históricos, naturais, populacionais, entre outros, certamente a interpretação dos dados será de difícil compreensão. Por isso temos mapas para diversas ocasiões, os principais são: mapas físicos, mapas econômicos e mapas históricos.

Esclareça aos alunos sobre as aplicações de cada um deles, informando-os de que um mapa físico expressa características naturais (hidrografia, relevo, clima e vegetação) de uma determinada área. Um mapa econômico informa dados acerca do processo produtivo, mostrando, por exemplo, onde há concentração industrial, localização de jazidas minerais, produção agropecuária, entre outras. Já os mapas históricos têm a incumbência de exibir informações que aconteceram no passado, como por exemplo, o Tratado de Tordesilhas.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador

Brasil Escola nas Redes Sociais