Cadastre-se

Aula sobre os recursos minerais


Minério de ferro, um exemplo de mineral metálico.

Os minerais são indispensáveis para a manutenção da indústria, por isso é importante o estudo deles na disciplina de Geografia. Os minerais se encontram em todas as partes, nas ruas, nos prédios, nos muros, nas casas, nas pontes, dentre outros lugares da cidade e também do campo, informe os alunos sobre isso.

Fale para os alunos que os minerais se encontram na natureza em forma de rochas, ao serem processadas são transformadas em matéria-prima e posteriormente em produtos industrializados dos mais variados tipos. Esclareça a eles que os minerais não são iguais quanto a suas propriedades físicas e químicas, por essa razão são classificados em: minerais metálicos e minerais não metálicos.

É de grande importância elucidar que os minerais metálicos são aqueles cujas propriedades físicas e químicas são de metal, apresentando boa possibilidade de condução de energia elétrica e calor. Enumere alguns minerais metálicos, como: ferro, alumínio e cobre.

Explique também que os minerais não metálicos são desprovidos de propriedades físicas e químicas de metal. Exemplifique minerais não metálicos como: diamante, calcário, areia, petróleo, gás natural e carvão mineral.

Exponha para eles que os minerais estão acompanhando o homem há bastante tempo, uma vez que a partir deles é possível fabricar instrumentos e utensílios que auxiliam e facilitam a realização de diversos trabalhos do cotidiano.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador

Brasil Escola nas Redes Sociais