Cadastre-se

Aula sobre a Mata de Cocais


Aspecto da Mata de Cocais

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os principais biomas do Brasil são: Caatinga, Campos, Cerrado, Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Mata de Araucária, Mata de Cocais, Pantanal, Zonas Litorâneas e Manguezal. Portanto, o território brasileiro abriga uma grande diversidade de biomas, que estão espalhados por diversos estados e apresentam várias características peculiares.

Esse tema é de fundamental importância nos estudos geográficos, sendo elementar sua abordagem em sala de aula. Nesse sentido, propomos uma estratégia de aula sobre o bioma Mata de Cocais, na qual você deve promover a conscientização ambiental, a valorização das belezas naturais do nosso país, além da localização e potencial econômico dessa região.

Inicie o conteúdo questionando o que é a Mata de Cocais e quais suas principais características. Em seguida, utilize o mapa do Brasil para destacar os estados que possuem esse tipo de cobertura vegetal (Maranhão, Piauí e extremo norte do Tocantins), além de demonstrar os biomas de transição.

Posteriormente, elucide sobre as características desse bioma, destacando que a Mata de Cocais ocupa uma zona de transição entre as florestas úmidas da bacia Amazônica, o Cerrado e a Caatinga. Explique que nessa área predominam as palmeiras – buritis, oiticicas, carnaúbas e babaçus – e que a fauna é representada por araras, gambás, cobras, insetos, lobo-guará, urubu-rei, insetos, entre outros.

Destaque a importância econômica desse bioma, que tem grande potencial nas atividades extrativistas. Cite que a semente do coco do babaçu é utilizada pelas indústrias alimentícias, de medicamentos e de cosméticos; a carnaúba, outra espécie típica da Mata de Cocais, é matéria-prima para a fabricação de plástico, perfume, produtos eletrônicos e para fins medicinais; através da oiticica é possível produzir biocombustível; e o buriti é muito utilizado no artesanato local e para alimentação (suco, picolé, sorvete, etc.).

Após essa abordagem, esclareça que essa região está sendo desmatada para a introdução de pastagens e lavouras e que esse fenômeno é extremamente prejudicial, visto que desencadeia um desequilíbrio ecológico. Para finalizar, forme grupos (de até três pessoas) e solicite a realização de um trabalho sobre o conteúdo abordado, no qual os alunos deverão pesquisar sobre as características da Mata de Cocais, aspectos econômicos, preservação, importância regional, além de apresentar fotos do bioma. Promova um debate no dia da entrega do trabalho.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais