Cadastre-se

Aula Sobre Globalização

Um dos principais temas abordados pela Geografia é o processo de globalização. Esse assunto sempre está em evidência nos meios de comunicação e nos livros dos estudantes, entretanto, muitas pessoas não compreendem como a globalização está presente nas nossas rotinas e como exerce grande influência em vários aspectos do nosso cotidiano.

Ao abordar a globalização em sala de aula, o educador deve elucidar que esse é um fenômeno do modelo econômico capitalista e que se trata do estágio supremo da internacionalização do espaço por meio da interligação econômica, política, social e cultural em âmbito planetário.

Após apresentar o conceito, realize uma abordagem histórica sobre o tema, destacando as grandes navegações do século XVI e as trocas de mercadorias entre as nações, visto que esse processo caracteriza a expansão do mercantilismo.

Questione os estudantes sobre as formas na qual a globalização interfere em suas vidas. Em seguida, apresente aspectos que foram proporcionados por esse processo e que são vivenciados pelos alunos, como, por exemplo, a evolução dos meios de comunicação e o uso da internet.

Destaque as mudanças em alguns hábitos alimentares que foram impulsionados pela instalação de filiais de transnacionais, sendo uma das mais conhecidas a rede de fast food McDonald’s. Outros bons exemplos são o uso de tênis de marcas estrangeiras (Nike, Adiddas, etc.), programas televisivos de outros países, uso da internet (rede mundial de comunicação), entre outros.

Todos esses elementos interferem na formação cultural das pessoas, ocorrendo uma tentativa de homogeneização dos hábitos da população. Após essa abordagem, solicite a análise da seguinte figura:


McDonald’s em um país árabe

Por fim, promova um debate com a turma, destacando as principais consequências da globalização, abordando a expansão das transnacionais (utilizando a figura como referência), a formação de blocos econômicos, tentativa de massificação cultural, aspectos positivos e negativos, entre outros assuntos pertinentes.

Lembrando que é de extrema importância discutir que a globalização tem consequências distintas entre os países, sendo as nações ricas as principais beneficiadas e que, apesar da tentativa de implantar uma cultura de massa imposta pelos meios de comunicação, os elementos da cultura local perduram em meio à população, promovendo assim a diferenciação entre os locais.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Artigos relacionados

Brasil Escola nas Redes Sociais