Cadastre-se

Aula Sobre Fluxos Migratórios

A migração ocorre desde o início da história da humanidade, consiste na mobilidade espacial da população, ou seja, trocar de país, estado, região e até de domicílio. Os fluxos migratórios ocorrem por diferentes motivos, entre eles se destacam os de ordem econômica, política e cultural.

Durante uma aula sobre o tema “fluxos migratórios” é necessário saber o que os alunos pensam sobre o assunto e citar exemplos de migrações. Em seguida apresente o conceito, as causas e consequências desse processo.

É de fundamental importância a utilização de mapas para auxiliar as aulas, além de despertar o interesse dos alunos, o uso desse recurso didático proporciona melhor entendimento do deslocamento espacial da população no processo migratório. Os alunos poderão entender em quais locais e em que período histórico ocorreram os grandes fluxos migratórios.


Os mapas devem ser usados durante as aulas sobre fluxos migratórios

Ao abordar os fluxos migratórios no Brasil, é necessário explicar porque algumas Regiões do país são historicamente mais atrativas que outras. O principal fator responsável pelas migrações no território brasileiro é o econômico, pois o modelo econômico capitalista cria espaços privilegiados, consequentemente há um maior interesse da população em habitar esses espaços.

As aulas devem ser dinâmicas e criativas, fugindo dos padrões de memorização. Recursos didáticos devem ser utilizados, proporcionando uma aula em que o aluno possa raciocinar e visualizar o conteúdo, por isso a importância de mapas durante as aulas.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais