Cadastre-se

Aula sobre a divisão regional do Brasil


Primeira divisão oficial do território brasileiro, realizada em 1913

Com extensão territorial de aproximadamente 8,5 milhões de quilômetros quadrados, o Brasil possui cinco Regiões: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul. No entanto, essa divisão regional passou por várias modificações até que se estabelecesse dessa forma. Nesse sentido, ao abordar esse tema em sala de aula, exponha as diferentes regionalizações do território brasileiro e os critérios utilizados.

Com a utilização do mapa político do Brasil, solicite que os estudantes identifiquem as cinco Regiões do país. Em seguida, elucide que o órgão responsável por tal fato é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que utiliza como critério a junção de estados que possuem características naturais, culturais, sociais e econômicas em um mesmo complexo regional.

Esclareça que essa regionalização é de fundamental importância para o desenvolvimento de políticas públicas, pois, em virtude da grande extensão do Brasil, ela facilita a elaboração de projetos e aplicação adequada de recursos para solucionar problemas que são comuns a alguns estados de uma mesma Região.

Posteriormente, forme cinco grupos e entregue o texto “Divisão Regional Brasileira” para cada equipe. A análise da divisão do território nacional poderá ser realizada através desse material, que apresenta os mapas e aborda a evolução das regionalizações do país desde 1913. Com os textos em mãos, proponha que os alunos destaquem as principais modificações no mapa político do Brasil ao longo da história, além de escolher a divisão mais adequada, explicando tal escolha.

Para finalizar a aula, promova um debate abordando a regionalização do Brasil, as mudanças promovidas e a importância desse processo. Destaque também as Regiões Geoeconômicas do Brasil, abordando os critérios utilizados para essa regionalização. Em seguida, escolha uma Região para cada grupo, que ficará responsável pela análise dos aspectos físicos, populacionais, culturais e econômicos.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • sexta-feira | 11/03/2011 | Renata

    Muito interessante !

Brasil Escola nas Redes Sociais