Cadastre-se

Atividade sobre efeito estufa

O efeito estufa é um fenômeno natural que está se tornando nocivo ao nosso planeta em virtude do aumento da emissão de gases prejudiciais, através da ação do homem.

É preciso que os alunos tenham consciência do que é o efeito estufa
É preciso que os alunos tenham consciência do que é o efeito estufa

O efeito estufa é um fenômeno natural que ocorre em nosso planeta, a fim de manter sua temperatura sempre constante e adequada para a vida na Terra. Se não existisse esse fenômeno, a temperatura do nosso planeta ficaria muito baixa e não existiria vida e nem água na forma líquida.

Depois de explicar o que é o efeito estufa, o professor pode perguntar aos alunos: “Mas se o efeito estufa é um fenômeno natural, por que nós devemos nos preocupar tanto com ele?”.

O grande problema do efeito estufa é que, no último século, as emissões de gases produzidos pelas atividades humanas, como gás carbônico, metano e óxido nitroso, aumentaram muito, fazendo com que a temperatura na Terra se elevasse, prejudicando o clima do planeta. Muitos estudiosos preveem inúmeros desastres se a emissão de gases continuar a aumentar na mesma velocidade dos últimos anos. Dentre essas consequências, podemos citar algumas, como:

  • O derretimento das calotas polares, que levará ao aumento do nível do mar e consequentes inundações das costas dos continentes, com grande risco de desaparecimento de cidades litorâneas;
  • Alterações nas correntes litorâneas podem afetar a distribuição de calor na Terra;
  • Regiões férteis podem se tornar desertos;
  • Como consequência das variações climáticas, tempestades violentas podem ocorrer;
  • O superaquecimento intensifica a proliferação de insetos prejudiciais à saúde humana.

Várias são as consequências do efeito estufa e é dever do professor conscientizar os alunos sobre isso, explicando por que a ação humana tem agravado tanto esse fenômeno natural. Para isso, propomos uma atividade prática bem simples, visando o entendimento do aluno sobre o efeito estufa.

Material necessário

- Dois copos plásticos;

- Uma garrafa pet transparente e vazia;

- Tesoura;

- Água.

Como fazer

- É interessante que essa atividade seja feita em um dia ensolarado;

- Com a tesoura, corte a garrafa pet ao meio;

- Encha os dois copos com água;

- Coloque os dois copos cheios de água em um local onde recebam a luz direta do Sol;

- Coloque a metade inferior da garrafa com a boca voltada para baixo sobre um dos copos;

- Depois de mais ou menos uma hora, retire a metade da garrafa de cima do copo e peça que os alunos coloquem o dedo dentro dos dois copos e respondam as questões:

1) Qual copo estava com a água mais quente? Explique por que.

2) O aumento na quantidade de gases na atmosfera provoca um efeito igual ao que fizemos na atividade. Qual é o nome desse efeito? Escreva algumas consequências dele.

3) O que eu posso fazer para diminuir a minha emissão de gás carbônico para a atmosfera?

4) Se eu seguir a regra dos três Rs (reduzir, reutilizar e reciclar), estarei ajudando a diminuir as consequências do efeito estufa?


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

  • sexta-feira | 09/03/2012 | Ângela

    Muito bom! É uma maneira simples de compreender esse efeito tão nocivo à vida....

Brasil Escola nas Redes Sociais