Cadastre-se

Atividade Experimental na Sala de Aula


Atividade Experimental: a união da teoria com a prática

A união de teorias físicas com a prática é sempre uma boa pedida, uma vez que essa junção facilita a compreensão dos assuntos que são tratados pelo professor dentro da sala de aula. No entanto, ainda hoje muitos profissionais da educação, principalmente os de física, não dão a mínima para a atividade experimental, mas não são todos. Existem também muitos professores que sentem a necessidade de demonstrações experimentais para seus alunos, no entanto, não tem essa oportunidade, pois a verba do colégio é escassa e não dá para pagar as despesas com atividades experimentais.

Uma atividade experimental visa o contato físico, a aplicação prática dos conceitos que são abordados em sala. No ensino de física o contato com experimentos é muito importante, uma vez que ele possibilita que os alunos absorvam melhor os conceitos e teorias que foram tratados durante a aula teórica. Por exemplo, medir a resistividade elétrica pode ser um bom resultado para o aprendizado dos alunos, como também pode aumentar o nível de conhecimento do aluno, possibilitando a ele a melhor visão e compreensão dos fenômenos que acontecem cotidianamente. Utilizando uma montagem de um sistema com diferentes fios metálicos de variados comprimentos, alimentado por uma fonte de energia e utilizando aparelhos específicos, um ohmímetro, é possível fazer o estudo da resistividade desses materiais, bem como fazer o estudo da relação da resistência com o comprimento dos fios metálicos.

Do ponto de vista do contexto educativo, realizar uma experimentação não é apenas testar uma teoria científica, vai mais além. A experimentação funciona como meio para estudar e compreender as teorias - fixar melhor os conceitos e lembrá-los durante uma prova, através da memorização - além de aprofundar os conhecimentos sobre determinado assunto.

Por Marco Aurelio da Silva
Equipe Brasil Escola

Física - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais