Cadastre-se

Atividade com a rosa dos ventos


Modelo de rosa dos ventos sem identificação
dos pontos cardeais e colaterais

Uma atividade muito comum no nosso cotidiano é a localização e orientação geográfica. Durante o deslocamento espacial é necessário saber onde estamos e para onde vamos. É nesse momento que entram as bases do conhecimento cartográfico, sendo de fundamental importância o domínio dos pontos cardeais e colaterais, ou seja, saber utilizar a rosa dos ventos.

Muitas pessoas se confundem ao tentar indicar o norte, sul, leste, oeste, etc., a partir de um referencial. Os estudantes também estão inseridos nesse contexto. Portanto, a sala de aula se torna o ambiente mais adequado para o aprendizado, cuja responsabilidade do professor é a de realizar atividades mais eficazes no processo de ensino e aprendizagem.

Nesse sentido, propomos uma metodologia de aula sobre a utilização adequada da rosa dos ventos. Durante a abordagem desse conteúdo é importante que o professor não apresente a rosa dos ventos pronta, sendo essencial a sua construção com o auxílio dos alunos, despertando a atenção para o fato de que os nomes dos pontos colaterais são formados a partir da junção de dois pontos cardeais.

Após construir a rosa dos ventos com o auxílio dos alunos, realize uma atividade de orientação e localização geográfica. Para isso, será necessária a entrega de oito modelos (numerados de 1 a 8) da rosa dos ventos sem a identificação dos pontos para cada estudante.

Em seguida, realize um ditado, indicando os pontos cardeais e/ou colaterais de acordo com cada numeração. Por exemplo: rosa dos ventos número 1 – direção nordeste; rosa dos ventos número 2 – direção leste.

Os estudantes deverão fazer algum tipo de marca (bolinha, desenho, etc.) no ponto citado pelo professor. Lembrando que é importante que os alunos se atentem para a numeração e sua respectiva orientação geográfica. Após preencher os oito modelos, desenhe uma rosa dos ventos no quadro e corrija a atividade.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • domingo | 05/05/2013 | edina bispo

    ESTOU COMPLETAMENTE PREOCUPADA POIS TENHO QUE APRESENTAR UMA AULA PARA MEU PROFESSOR E AQUI ENCONTREI ORIENTAÇAO DA MATERIA E DA ATIVIDADE

  • domingo | 17/04/2011 | fafa

    muito legal e tambem muito importante

Brasil Escola nas Redes Sociais