Cadastre-se

As funções das cidades brasileiras


Santos, cidade portuária.

Na ocasião em que o professor de Geografia estiver trabalhando com o tema “Urbanização brasileira”, é de grande relevância destacar as principais funções das cidades do Brasil. Primeiro explique para os alunos que uma cidade é caracterizada por abrigar dois setores da economia: o secundário e o terciário.

A partir desse pressuposto, informe que as cidades possuem funções distintas, ou seja, elas se destacam em uma determinada atividade em relação às outras. Dentre as principais funções estão: cidades turísticas, cidades industriais, cidades portuárias, cidades comerciais e prestadoras de serviços.

Cidades turísticas: explique que são todas aquelas vinculadas à atividade do turismo, como, por exemplo, Búzios (RJ), Porto Seguro (BA), Campos do Jordão (SP), entre outras.

Cidades industriais: fale que são centros urbanos ligados economicamente com o setor industrial, nessa categoria temos o exemplo de São Bernardo do Campo, Santo André, entre outras espalhadas no território brasileiro.

Cidades portuárias: informe que esse tipo de núcleo urbano surge nos arredores de um porto, com essa característica podemos citar: Porto Alegre (RS), Santos (SP) e Tubarão (ES).

Cidades comerciais e prestadoras de serviços: explique que são centros urbanos que possuem como principal fonte econômica a atividade do comércio e da prestação de serviços, nessa categoria temos o exemplo de Maringá, Ribeirão Preto, entre outras cidades.

Após ter informado as características funcionais das cidades brasileiras, não se esqueça de ressaltar junto aos alunos que quando uma cidade se enquadra em uma das funções, não quer dizer que ela tenha somente um tipo de atividade econômica. Por exemplo, uma cidade industrial possui também comércio varejista e prestação de serviços.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador

Artigos relacionados

  • quarta-feira | 11/12/2013 | andrea santos ...

    ta tudo explicadinho parabens valeu

  • terça-feira | 07/12/2010 | bruna

    legal

Brasil Escola nas Redes Sociais