Cadastre-se

Aprendendo as estruturas em inglês


Ensinar a estrutura de uma língua é fundamental à aprendizagem!

Ensinar as estruturas em inglês não é fácil! Muitas vezes nos apegamos à gramática para explicar e não dá certo. Os meninos não entendem a sintaxe só por regrinhas: sujeito, verbo, complemento. Essa tríade nem sempre funciona, pois a disposição das orações muda de acordo com a intenção do emissor.

Por que, então, não aproveitar o instinto linguístico para que os alunos memorizem as associações dos termos? Sim, porque temos uma distinção entre certo e errado, e não é justo desprezar isso! Percebemos, por instinto que algo não está bem!

Prepare em casa: cartolina, pincel atômico, papel contato. Escolha algumas palavras comuns, ou seja, as mais usadas no dia a dia: verbos, substantivos, adjetivos, pronomes. Escreva cada uma na cartolina com letras grandes, recorte e plastifique!

Em sala, separe os alunos em pequenos grupos e distribua os vocábulos entre eles. O objetivo é que o grupo forme orações com um sentido geral. Não precisam estar perfeitas, mas ter um significado lógico.

Pode ser que o professor faça uma competição em sala entre os grupos: o que formar mais orações será o vencedor!

Essa atividade é ótima para passar para os alunos que na prática eles podem entender como funciona a estrutura da outra língua. Como? Com o que já aprendeu, com o que já tem internalizado!

O professor pode, ainda, escrever as sentenças no quadro e discutir os erros com a turma, a fim de que eles também reflitam mais sobre a construção das orações em inglês, a disposição dos termos e associação entre eles com o objetivo de construir um todo significativo!

O efeito maior desse tipo de aula surtirá efeito na hora da interpretação de textos! Os alunos vão entender melhor, pois estarão mais familiarizados com a língua e sem bloqueios!

Faça essa atividade e você, educador, verá como ela é rápida, fácil, eficiente e o principal: os alunos gostam muito!

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras - Português e Inglês
Equipe Brasil Escola

Veja mais!

Como memorizar palavras novas em inglês?
Atividade que ajuda o aluno a memorizar o som e a grafia de novos termos!

 Inglês - Estrategias de ensino - Educador - Brasil Escola

  • terça-feira | 25/02/2014 | Miro Geraldo R...

    Planejamento de inglês vinculado ao plano de aula com os descritores de língua portuguesa.

  • segunda-feira | 05/03/2012 | Rosa Eulina Pe...

    Adorei as dicas,eu adoro estudar a lìngua inglesa.

Brasil Escola nas Redes Sociais