Cadastre-se

Anatomia do coração


O coração de boi permite a visualização de diversas
estruturas também presentes no coração humano.

O coração é um órgão muscular oco, formado por fibras estriadas transversais e tecido conjuntivo rico em vasos. Possui forma cônica e seu tamanho, no caso da espécie humana, é similar ao de um punho fechado.

O coração é considerado, desde entre os mais antigos, como a peça mais importante de nosso corpo, o centro da vida e foi retratado, inclusive, em pinturas rupestres. Conhecer mais sobre este órgão é a proposta desta aula.

Uma vez que o coração humano é relativamente pequeno para visualizar de forma satisfatória determinadas estruturas e, principalmente, devido às questões éticas e/ou burocráticas que envolvem a aquisição deste tipo de material, sugerimos o coração de boi e, caso desejem, o de galinha, sendo que este deverá ser usado para observações comparativas.

Assim, os materiais necessários serão:

- Coração de boi
- Coração de galinha
- Lupas
- Bisturis
- Bandejas plásticas para acomodação dos órgãos
- Luvas
- Atlas de anatomia, disponibilizado para pesquisa

Esta atividade pode ser desenvolvida em qualquer uma das séries, desde que o conteúdo seja direcionado de forma coerente. Alunos do ensino fundamental podem observar a disposição dos átrios e ventrículos, comparar a espessura destas regiões, entender e visualizar as válvulas, identificar algumas veias e artérias e comparar o material de estudo com o coração humano.

Aproximadamente uma semana antes desta aula, peça para que levem, no dia da atividade, materiais referentes ao assunto.

Para facilitar o desenvolvimento das atividades, uma sugestão é dividir os alunos em três grupos. Desta forma, enquanto um grupo está analisando o coração de boi, outro grupo está com o de galinha e o terceiro, pesquisando. Assim, todos os alunos participarão destes três momentos e desenvolverão atividades específicas em cada um destes.

Caso não tenha um auxiliar, divida seus alunos em quatro grupos, sendo que, enquanto dois grupos pesquisam, os outros dois analisam o coração de boi, juntamente com o professor.

Na etapa da pesquisa, peça para que o grupo selecione as principais informações dos materiais que levaram, redigindo um texto claro e sucinto. Na etapa do coração de boi, com o auxílio de pinças, luva e bisturi, indique para os grupos de alunos as regiões específicas, relacionando forma e função, sendo o mesmo procedimento para o coração de galinha. Nesta etapa, caso seja realizada, utilizar lupas para facilitar a visualização das estruturas.

Ao final da aula, solicitar como atividade para casa a confecção de relatório individual, comparando as estruturas observadas com as do coração humano estudadas em sala e disponíveis nas fontes bibliográficas.

Por Mariana Araguaia
Equipe Brasil Escola

BiologiaEstratégias de EnsinoEducadorBrasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais