Whatsapp

Analisando hemogramas

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Hemogramas são requeridos para analisar se existem variações quantitativas ou morfológicas nas células sanguíneas do paciente.
Hemogramas são requeridos para analisar se existem variações quantitativas ou morfológicas nas células sanguíneas do paciente.

A Biologia, por se tratar de uma ciência que aborda o estudo e a compreensão da vida, se faz muito abrangente. Assim, não é raro que alunos de professores de Ciências e Biologia recorram a estes profissionais para se informarem, dentre outras temáticas, sobre aquelas relacionadas ao diagnóstico e tratamento de doenças.

Considerando tal fato, este texto propõe a análise de hemogramas pelos alunos do Ensino Médio, dando a eles uma noção geral acerca da disposição das informações contidas neste tipo de exame.

Esta atividade deverá ser feita ao encerrar o tema “células sanguíneas”, para que possa ser relacionado o conteúdo estudado às informações presentes neste material.

Apresentando, em slides ou transparências, cada uma das células sanguíneas analisadas nos hemogramas, o professor deverá reforçar a função de cada uma delas e pontuar:

- O que são hemogramas;

- Para que os hemogramas são requeridos;

- Processo que ocorre a partir da coleta do material até a entrega dos exames;

- O porquê de se jejuar antes de fazer alguns tipos de exames;

- Valores de referência: o que são, o que significam e por que há diferenças entre o de mulheres e de homens;

- Termos utilizados para se referir ao aumento ou diminuição do número total das células (ex: leucocitose e leucopenia);

- Possíveis causas relacionadas a baixas e altas concentrações de cada tipo de célula sanguínea, frisando que nem sempre valores altos (ou baixos) de determinada célula indica um problema de saúde propriamente dito;

- Importância do retorno médico.

Pode ser interessante que seus alunos sejam divididos em pequenos grupos, cada um com pelo menos um destes exames, para que compreendam de forma clara o que está sendo exposto.

Sugestão: o mesmo princípio pode ser aplicado em outras aulas, como de Bioquímica, ao estudar os lipídios (lipidograma), carboidratos (glicemia de jejum), dentre outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola