Cadastre-se

Analisando a ação do homem no espaço

O espaço está em constante transformação, sendo o homem um dos principais responsáveis por esse processo. As relações socioeconômicas estabelecidas em um determinado local configuram o espaço geográfico, alterando de forma significativa os elementos da natureza e, consequentemente, a paisagem.

Todos esses temas são objeto de estudo da Geografia, em especial a análise do espaço geográfico. Sendo assim, o educador dessa disciplina deve despertar o senso crítico dos estudantes a respeito das transformações espaciais promovidas pela intervenção humana, proporcionando aulas atrativas e esclarecedoras.

Inicie a aula destacando a ação do homem na natureza. Em seguida, solicite que os estudantes pontuem alguns problemas ambientais causados por esse processo. Nesse momento, elucide que entre as consequências da ação antrópica está o desmatamento, assoreamento dos rios, os diversos tipos de poluição (hídrica, do solo, atmosférica, etc.), mudanças climáticas, entre outros.

Destaque os principais impactos ambientais causados pela expansão da urbanização. Para isso, tome como exemplo a cidade onde residem os estudantes. Após essa abordagem, entregue a seguinte tira para cada aluno (obtida em: http://www.cbpf.br/~eduhq/html/tirinhas/tirinhas_assunto/meioambiente/meioambiente.php?pageNum_Recordset1Meioambiente=35&totalRows_Recordset1Meioambiente=173):


A ação do homem na natureza e as suas consequências

Solicite a análise da figura e realize os seguintes questionamentos:

De acordo com os três quadrinhos, quais as principais mudanças realizadas no espaço?

Qual o fator responsável pela modificação do espaço geográfico?

Essa é uma área propícia para a ocupação humana? Explique.

Aponte os principais impactos ambientais destacados no terceiro quadro.

Promova um breve debate tendo como referência as respostas dos estudantes. É importante explorar ao máximo a mensagem da tira, destacando o desmatamento, retirada da mata ciliar, construção de residências próximas ao rio, o assoreamento do rio, etc.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais