Cadastre-se

América Latina

Aulas sobre a América Latina devem ser elaboradas objetivando despertar a atenção dos alunos para os costumes e cultura desses países. O conteúdo deve ser abordado de forma que proporcione a identificação dos alunos com o território.

Realize perguntas relacionadas ao tema e avalie o conhecimento dos alunos. Quais países integram a America Latina? As capitais desses países? Times de futebol? Povos colonizadores?

Em seguida, uma abordagem histórica sobre os primeiros habitantes desse território se faz necessária. Realize debates em sala de aula sobre os indígenas, astecas, incas e maias, pergunte aos alunos as características em comum entre esses povos. Explique o processo de colonização e independência desses países.


América Latina

Apresente os blocos econômicos existentes entre os países da América Latina e demonstre a importância de parcerias entre os mesmos. É necessária a abordagem de aspectos como relevo, clima, hidrografia, cultura, política, economia, entre outros fatores relevantes.

Utilize recursos didáticos como revistas, jornais e mapas para trabalhar o conteúdo, permitindo a visualização territorial e a publicação de notícias sobre a América Latina. Trabalhe a música “Eu sou apenas um rapaz latino-americano”, do cantor e compositor Belchior, com essa música é possível promover a realização de um debate sobre o povo em questão.

As aulas sobre a América Latina devem ser bem criativas, mostrando a importância desses países e, principalmente, rompendo as rivalidades existentes, despertando nos alunos a identidade latino-americana.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • sábado | 21/01/2012 | ´Éder Soares

    Olá, sou professor de Geografia e preciso muito de dicas para dinamizar minhas aulas, pois será a primeira vez em que eu ministrarei tais aulas e me sinto pouco seguro para realizá-las. Amei o site e suas orientações, e espero mais ajuda de vocês. Obrigado pela atenção!

Brasil Escola nas Redes Sociais