Cadastre-se

Água pura com ajuda da Química


Até quando teremos água de qualidade?

Os problemas ambientais estão afetando diretamente a qualidade da água, fatores como o lançamento de dejetos (lixos) em rios e lagos agem como vilões na obtenção de água pura. Com o passar dos anos a situação tende a piorar, e a cada dia a água potável (própria para o consumo) vai se tornando escassa. O que fazer então?

Graças ao tratamento químico é possível obter uma água de qualidade para consumo. Esse assunto pode e deve fazer parte do conteúdo de ensino fundamental, uma vez que se faz extremamente essencial informar aos alunos o tipo de processo pelo qual a água passa até chegar às nossas residências.

Através do presente artigo é possível conhecer sobre a importância do saneamento público para a saúde e qualidade de vida da população, vejamos:

Primeiramente é feita a coleta em pontos estratégicos de rios, a água é então enviada para as ETA’s (Estações de tratamento de água) onde passa pelos procedimentos a seguir:

1- Filtração: a água poluída é filtrada para a retirada de partículas grandes de sujeira e dessa forma facilitar o tratamento posterior.

2- Floculação: nesta etapa a água recebe duas substâncias: cal hidratada, que é responsável pela correção do pH, e sulfato de alumínio, que faz com que as partículas de sujeira se juntem, formando pequenos coágulos.

3- Decantação: após a floculação a água precisa ser decantada, ou seja, ela fica em repouso para que os flocos de sujeira, que são mais pesados que a água, se depositem no fundo.

4- Filtros de Carbono: estes filtros são formados por camadas de areia e carvão mineral (rico em carbono). Neste estágio a água é filtrada de forma que não fique mais nenhuma partícula de sujeira visível a olho nu.

5- Desinfecção: a água chegará neste processo praticamente limpa, mas não livre de micro-organismos, estes podem ser identificados com ajuda de microscópios. Por isso a água precisa passar pelo processo de cloração (adição de cloro): a última etapa do tratamento que permite eliminar os germes nocivos à saúde.

Todo este processo pode ser visualizado de perto nas ETA’s, por que não levar a turma a um passeio na estação mais perto? Com certeza a Companhia de Saneamento de sua cidade vai estar de portas abertas para uma visita que procura mostrar o importante trabalho que eles realizam.

Através deste exposto é válido destacar a importância da química para nossa sobrevivência, como ela age em prol do homem. O que faz a diferença é saber usar essa ciência a favor da vida.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais:
Poluição da água

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais