Cadastre-se

Acompanhando a decomposição de materiais

A decomposição é um processo natural de reutilização de matérias, mas o lixo que produzimos leva muitos anos para se decompor, provocando a poluição dos ambientes.

Há materiais que levam mais de 200 anos para se decompor
Há materiais que levam mais de 200 anos para se decompor

Todos nós sabemos que o lixo é um problema, mas para muitas pessoas ele só se torna um problema quando o serviço de coleta de lixo urbano deixa de ser realizado e o lixo começa a se acumular nas portas de nossas casas, atraindo muito animais inconvenientes. O que essas pessoas não entendem é que o lixo que é recolhido pelos lixeiros não desaparece, ele apenas é levado para outro local.

Em nosso país são produzidas diariamente cerca de 240 mil toneladas de lixo, mas apenas 2% desse total é encaminhado para a reciclagem, o que é uma quantidade irrisória se levarmos em consideração o tanto de embalagens que consumimos e que podem ser recicladas.

Diante de todo esse lixo podemos nos questionar e também aos nossos alunos: Será que estou fazendo a minha parte com relação ao lixo separando o que pode ser reciclável? Muitas das embalagens que consumimos podem ser recicladas, entrando novamente na cadeia de produção e livrando o meio ambiente de um amontoado de lixo que levará milhares de anos para se decompor. Em vista disso propomos a atividade a seguir, onde o professor poderá trabalhar o tempo de decomposição de alguns materiais e a problemática do lixo nos tempos atuais.

Para essa atividade você irá precisar de cinco garrafas pets de dois litros transparentes; tesoura; terra; pedaços de vidro; pedaços de plástico; uma lata de alumínio; pedaços de papel e restos de matéria orgânica.

Com a tesoura, corte as garrafas pet ao meio. Coloque terra em todas elas e, em seguida, afunde os materiais em cada uma das garrafas, de modo que fique um material por garrafa.  Deixe as garrafas guardadas em um local onde as crianças não possam mexer, e todas as semanas pegue-as e mostre-as aos alunos, para que eles vejam como está o processo de decomposição desses materiais. Seria interessante se o professor fizesse essa atividade no início do ano ou do semestre, para que os alunos acompanhassem semanalmente ou mensalmente se ocorreu progresso na decomposição de algum material.

Com certeza, materiais como vidro, lata de alumínio e plástico demorarão muito mais do que um ano para se decompor, mas os materiais como o papel e a matéria orgânica desaparecerão em bem menos tempo. Abaixo segue uma lista com o tempo de decomposição de cada material.

Material

Tempo de decomposição

Jornal

2 a 6 semanas

Embalagens de papel

1 a 4 meses

Guardanapos de papel

3 meses

Pontas de cigarro

2 anos

Palito de fósforo

2 anos

Chiclete

5 anos

Cascas de frutas

3 meses

Copinhos de plástico

De 200 a 450 anos

Latas de alumínio

De 100 a 500 anos

Tampinhas de garrafa

De 100 a 500 anos

Pilhas e baterias

De 100 a 500 anos

Garrafas de plástico

Mais de 500 anos

Pano

De 6 a 12 meses

Vidro

Tempo indeterminado

Madeira pintada

13 anos

Fralda descartável

600 anos

Pneus

Tempo indeterminado

A partir dessa atividade o professor pode fazer a conscientização dos alunos quanto à importância da reciclagem, e abordar outros assuntos como os 5 rs, o reaproveitamento dos materiais, o consumo consciente, etc.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

  • quarta-feira | 23/05/2012 | ARISVALDO

    QUI LEGAL

  • quarta-feira | 23/05/2012 | rafael ramalho

    nossa e muito tempo para se deconpor o vidro e o pneus

  • sábado | 19/05/2012 | we

    caramba....bem que eu gostaria de viver tbm, por tempo indeterminado....!numa ilha deserta com meu amore....ÔÔÔ..... ótimo texto brasil escola!

Brasil Escola nas Redes Sociais