Cadastre-se

A utilização de charges nas aulas sobre poluição das águas

A água é o principal elemento para a manutenção da vida. Sendo assim, esse recurso natural merece atenção especial, visto que sua disponibilidade e qualidade estão sendo afetados drasticamente em virtude das atividades humanas, sobretudo pelo processo de industrialização e o lançamento de efluentes sem o devido tratamento em rios, mares, etc.

A poluição das águas caracteriza-se por ser a introdução de matéria e/ou energia em quantidade suficiente para alterar as propriedades físico-químicas de um determinado corpo d’água. Ao abordar esse conteúdo em sala de aula, destaque a participação de todos os cidadãos na busca pela preservação da qualidade da água.

Nesse sentido, propomos uma estratégia de ensino para promover a conscientização ambiental dos estudantes. Uma metodologia muito eficaz no processo de ensino e de aprendizagem é a utilização de charges, que são ilustrações críticas de uma situação. Além de serem atrativas aos alunos, as charges auxiliam no desenvolvimento de análises interpretativas.

A poluição das águas é um tema trabalhado por vários chargistas. Contudo, sugerimos a utilização de um material produzido por JORGE, disponível no site: http://blogdalalita.blogspot.com/2009_03_01_archive.html.


Representação de um rio poluído

Através da charge, solicite que os alunos descrevam os materiais responsáveis pela poluição do rio. Destaque o lançamento de esgoto sem tratamento, fato que é muito comum nos grandes centros urbanos. Em seguida, cite os objetos que poderiam ser reciclados, ao invés de estarem poluindo esse recurso hídrico: garrafas pet, latinhas de alumínio, papel, etc.

Após essa abordem, promova um debate sobre a frase da capivara: “Na cara de todo mundo e ninguém faz nada!”. Nesse momento, desperte a consciência dos estudantes para a importância de não jogarmos lixo nos rios e nas ruas, pois a decomposição desses materiais no meio ambiente leva anos. Incentive os alunos a cobrarem ações de saneamento básico dos governantes, além de denunciarem aos órgãos ambientais infrações de empresas poluidoras. Para encerrar a aula, proponha a realização de uma redação abordando a poluição das águas e suas consequências para a humanidade.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais