Cadastre-se

A respiração e o nosso diafragma

Todos os seres humanos fazem movimentos. Para realizá-los, os músculos são utilizados. O diafragma é um músculo muito importante que atua em nossos movimentos de respiração (inspiração e expiração).

Ao inspirarmos o ar, o diafragma e os músculos intercostais se contraem. O diafragma desce e as costelas sobem, fazendo com que haja aumento do volume da caixa torácica e forçando o ar a entrar nos pulmões. Com a expiração ocorre o inverso. O diafragma e os músculos intercostais se relaxam, subindo o diafragma e baixando as costelas. Isso faz com que haja diminuição do volume da caixa torácica, forçando o ar a sair dos pulmões.

Nessa aula, iremos propor aos professores a confecção de um pulmão com diafragma, para que os alunos vejam como esse músculo influencia em nossos movimentos respiratórios.

Material necessário:

- garrafa de plástico transparente;
- canudinho ou tubo de caneta;
- dois balões de aniversário, sendo um pequeno e outro médio;
- fita adesiva;
- massa de modelar ou durepox.

Como fazer:

- Corte a base da garrafa transparente;
- Corte a parte contrária à boca do balão médio;
- Com a fita adesiva, prenda o balão pequeno no canudo;
- Com o balão médio cortado, vista a garrafa pet e dê um nó na boca do balão;
- Coloque o canudo com o balão preso dentro da garrafa pet, de forma que o balão fique dentro da garrafa, e o canudo fique com uma parte para fora dela.
- Com a massa de modelar ou o durepox, vede bem a boca da garrafa.

Com esse modelo de pulmão, poderemos observar melhor o que acontece com o diafragma quando inspiramos e expiramos o ar
Com esse modelo de pulmão, poderemos observar melhor o que acontece com o diafragma quando inspiramos e expiramos o ar

Depois que o pulmão estiver pronto, os dois tipos de movimentos respiratórios (inspiração e expiração) serão feitos. Nesse modelo de pulmão, o balão pequeno que está dentro da garrafa pet será o pulmão, enquanto que o balão médio que veste a garrafa pet fará o papel de diafragma.

Para o movimento da inspiração puxe a ponta do balão que está vestindo a garrafa. Ao fazer isso, a pressão dentro da garrafa diminui, o ar entra na bola pequena e ela infla. Ao realizar esse movimento percebemos que quando o diafragma se contrai o ar entra pela traqueia até os pulmões.

Para o movimento da expiração, solte o balão que veste a garrafa. A pressão do ar aumenta dentro da garrafa e o balão pequeno expulsa o ar que está em seu interior, pelo canudinho. Podemos observar que o balão pequeno murcha rápido. Nesse movimento, observamos que quando o diafragma relaxa, os pulmões se esvaziam.

 

Após a realização dos dois movimentos respiratórios, proponha aos alunos algumas questões para ver se eles entenderam qual o papel do diafragma na respiração pulmonar.


Paula Louredo
Graduada em Biologia

  • terça-feira | 29/04/2014 | mirely silva

    é legal mais nao tem oq eu quero.

  • terça-feira | 11/03/2014 | lisiane lidio

    Meu marido esta com soluço a mais de duas semanas o que pode ser.

  • quarta-feira | 12/03/2014 | Vanessa Sardinha dos S...
    1 3

    Olá Lisiane. Sugiro que procure um médico. Somente após um exame clínico e realização de exames, será possível fazer um diagnóstico.

Brasil Escola nas Redes Sociais