Cadastre-se

A prática do conhecimento matemático através das tarefas de casa

Pais e professores sempre dizem a mesma frase para seus filhos e alunos: “Para aprender matemática é preciso praticar.” E isso é uma afirmação correta, pois estão se referindo ao constante estudo que o aluno precisa ter para que compreenda e aprenda matemática.

Uma das maneiras de exercitar essa consciência do “praticar matemática” é através das famosas tarefas de casa, que devem ser encaradas pelos alunos não como um castigo e sim como um momento de treinar, praticar aquilo que aprenderam em sala de aula ou até mesmo um momento de verificar se realmente compreenderam o que foi transmitido pelo professor.

Essas lições de casa devem ser diárias e compostas por atividades que sejam capazes de manifestar no aluno a capacidade de questionar, instigar o seu raciocínio lógico, desenvolver atitudes mentais diante dos cálculos algébricos e geométricos. Apenas com tarefas de casa bem elaboradas e bem escolhidas que essas irão atingir o seu principal objetivo que é exercitar o conhecimento matemático.

O professor deve ter consciência da importância da prática diária das tarefas de casa, assim como da necessidade de corrigi-las, pois é com a correção que o aluno irá verificar e até mesmo expor o seu raciocínio para o desenvolvimento da situação problema ou da atividade.

Por Danielle de Miranda
Graduada em Matemática
Equipe Brasil Escola

Matemática - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • sexta-feira | 18/06/2010 | teodora xavier

    oie, eu sou uma aluna, eu curso a sexta serie, e eu gostaria que voces lesem este breve comentario, Gostei muito do modo em que vocês pencao equero dar os meus parabéns e obrigada pelo cite. tchau beijos

Brasil Escola nas Redes Sociais