Cadastre-se

A organização do espaço dentro da sala de aula


A localização de uma fábrica, por exemplo, acontece de acordo com o interesse de quem a administra.

Na Geografia, um dos principais objetos de estudo é o espaço geográfico. É nele que a sociedade se organiza, segundo distintos fatores. A organização do espaço acontece de maneira diferente, em razão das diferentes necessidades, momentos históricos, civilização, cultura, intenções, significados e inúmeros outros.

Cada espaço é organizado a partir das intenções, como por exemplo: estádio de futebol, um shopping Center, um escritório, um supermercado, entre outros. Diante dessa afirmação, o professor pode promover uma atividade de organização do espaço, que poderá ser desenvolvida dentro da própria sala de aula. O intuito dessa atividade é elucidar sobre as distintas opiniões, interesses, intenções que existem, além de mostrar como um mesmo espaço pode ter inúmeras composições ou formações.

Para a execução dessa atividade siga a sugestão do roteiro abaixo:

- Primeiro passo: fazer com que os alunos visualizem o espaço da sala e sua organização. Logo após faça as seguintes perguntas: como a sala está organizada? Por que a sala está organizada dessa forma? Ela pode ser organizada de outra maneira?

- Segundo passo: os alunos devem expor algumas possibilidades de arrumação da sala e explicar o porquê.

- Terceiro passo: os alunos devem organizar a sala de acordo com os seus interesses e ideias.

- Quarto e último passo: após a organização, é preciso que faça os seguintes questionamentos: por que todos arrumaram a sala? Como vamos usar o espaço?

A partir dessa simples atividade os alunos terão participado da organização de um espaço segundo suas necessidades, interesses, vontades, valores e imaginação. Desse modo, terão uma experiência concreta de construção e organização social do espaço. Além disso, essa atividade estabelece uma ligação entre o teórico e o prático.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

 

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador

Brasil Escola nas Redes Sociais