Cadastre-se

A música Índios de Renato Russo e a conquista do Novo Mundo

Renato Russo foi o intérprete e autor da canção Índios
Renato Russo foi o intérprete e autor da canção Índios

Índios - Legião Urbana - Composição: Renato Russo

Quem me dera, ao menos uma vez, ter de volta todo o ouro que entreguei a quem conseguiu me convencer que era prova de amizade se alguém levasse embora até o que eu não tinha.

Quem me dera, ao menos uma vez, esquecer que acreditei que era por brincadeira que se cortava sempre um pano-de-chão, de linho nobre e pura seda.

Quem me dera, ao menos uma vez, explicar o que ninguém consegue entender: que o que aconteceu ainda está por vir e o futuro não é mais como era antigamente.

Quem me dera, ao menos uma vez, provar que quem tem mais do que precisa ter quase sempre se convence que não tem o bastante e fala demais por não ter nada a dizer.

Quem me dera, ao menos uma vez, que o mais simples fosse visto como o mais importante... Mas nos deram espelhos e vimos um mundo doente.

Quem me dera, ao menos uma vez, entender como um só Deus ao mesmo tempo é três e esse mesmo Deus foi morto por vocês – é só maldade, então, deixar um Deus tão triste.

Eu quis o perigo e até sangrei sozinho. Entenda – assim pude trazer você de volta pra mim, quando descobri que é sempre só você que me entende do início ao fim.

E é só você que tem a cura para o meu vício de insistir nessa saudade que eu sinto de tudo que eu ainda não vi.

Quem me dera, ao menos uma vez, acreditar por um instante em tudo que existe e acreditar que o mundo é perfeito e que todas as pessoas são felizes.

Quem me dera, ao menos uma vez, fazer com que o mundo saiba que seu nome está em tudo e mesmo assim ninguém lhe diz ao menos obrigado.

Quem me dera, ao menos uma vez, como a mais bela tribo, dos mais belos índios, não ser atacado por ser inocente.

Eu quis o perigo e até sangrei sozinho. Entenda – assim pude trazer você de volta pra mim, quando descobri que é sempre só você que me entende do início ao fim.

E é só você que tem a cura para o meu vício de insistir nessa saudade que eu sinto de tudo que eu ainda não vi.
Nos deram espelhos e vimos um mundo doente... tentei chorar e não consegui.

Professor,

  • Trabalhe a canção no formato musical e distribua a letra da música para cada aluno. Ele escutará a canção, acompanhando com a letra, o que evitará sua dispersão.
  • Lembre-se de dizer aos alunos que a música pode ser uma forma de denúncia social.
  • Explique qual é o objetivo de trabalhar essa canção e em qual contexto histórico ela poderá ser inserida. O título da música já seria uma resposta. A letra da música Índios, composta por Renato Russo, aborda os temas da conquista do Novo Mundo e o processo de dominação dos nativos que viviam na América portuguesa e hispânica.
  • Ajude-os a interpretar a música, mostrando a riqueza da composição e dos recursos estilísticos do autor.
  • Peça ao seu aluno que grife as partes da música que ele acredita fazer referência ao tema “Conquista do Novo Mundo”.

A letra da música Índios possibilitará várias abordagens para o tema da conquista do Novo Mundo, veja:

• Os conquistadores chegaram e usaram a amizade como estratégia de dominação. Os nativos foram receptivos, a princípio, pois tudo era novo para eles. Os conquistadores se aproveitaram disso e exploraram de forma intensa toda a riqueza mineral que esses nativos possuíam. Faziam trocas por objetos que não tinha nenhum valor.

• Depois da chegada dos conquistadores, o mundo desses nativos jamais foi o mesmo. As transformações ocorridas com a chegada dos europeus não beneficiaram os povos conquistados; ao contrário, os dilaceraram. Os europeus trouxeram várias novidades como o espelho, o cavalo, armas de fogo, o aço, mas trouxeram também doenças às quais o índio não tinha nenhuma resistência.

• A catequização dos nativos com a imposição do catolicismo e a resistência à dominação europeia. Os nativos não foram passivos, foram enganados até certo ponto. A violência física foi exercida de forma brutal tanto quanto a violência simbólica.

• Os nativos que aqui já viviam eram os verdadeiros donos dessas terras, mas não foram respeitados e vistos como semelhantes pelos europeus em nenhuma situação. Para os europeus eles eram selvagens, bárbaros, por isso cabia aos brancos civilizá-los, ou melhor, domesticá-los. 

• A atual situação do índio nas Américas.


Por Lilian Aguiar
Graduada em História
Equipe Brasil Escola

  • sábado | 01/02/2014 | Pedro Henrique

    Simplesmente, Renato Russo: O Mundo Perfeito em Pessoa Jamais Esquecido. ?

  • sábado | 01/02/2014 | Anderson Porto

    A letra tem um outro sentido, puramente esotérico! "Quem me dera, ao menos uma vez, que o mais simples fosse visto como o mais importante... Mas nos deram espelhos e vimos um mundo doente." => fala sobre nós, seres humanos!!!

Brasil Escola nas Redes Sociais