Cadastre-se

A migração nordestina


Foto de imigrante nordestino

O ato de migrar é realizado há milhares de anos, sendo caracterizado como uma forma de mobilidade espacial da população. Migrar é trocar de país, região, estado, município ou até de domicílio. No Brasil, os movimentos migratórios estão mais diversificados, no entanto, os habitantes do Nordeste protagonizaram grandes fluxos migratórios com destino às outras regiões do país, sobretudo para o Sudeste.

Ao trabalhar esse tema em sala de aula é fundamental explicar a diferença de emigrante e imigrante. O primeiro consiste no indivíduo que deixa (sai) seu lugar de origem com destino a outro lugar. O imigrante, por sua vez, é aquele que chega (entra) em um determinado lugar para nele viver. Outro ponto importante é a forma de abordar esse conteúdo, evitando análises preconceituosas.

Esclarecidos esses conceitos, destaque que, no Brasil, o fator econômico é o principal motivo responsável por desencadear os fluxos migratórios. No entanto, esse fenômeno pode ocorrer por aspectos políticos, religiosos, culturais, desastres ambientais, entre outros. No caso dos nordestinos, esses movimentos sempre estiveram relacionados à busca de melhores condições de vida.

Utilize o mapa político do Brasil para representar o trajeto do primeiro grande fluxo migratório dos nordestinos (século XIX), cujo destino foi a porção norte do país. Essa população foi motivada nesse século pelo Ciclo da Borracha, que se repetiu também durante a Segunda Guerra Mundial, conflito que ocorreu entre os anos de 1939 a 1945.

Posteriormente, esclareça que a região Sudeste alcançou rápida industrialização durante a década de 1950, fato que atraiu pessoas de várias partes do Brasil em busca de emprego, em especial do Nordeste. Durante os anos seguintes, cidades do Sudeste passaram a ter imigrantes de praticamente todos os estados nordestinos.

Em seguida, cite que a construção de Brasília e a expansão da fronteira agrícola nas Regiões Centro-Oeste e Norte atraíram fluxos migratórios de nordestinos. Um ponto muito importante a ser enfatizado é que na última década ocorreu uma modificação nas correntes migratórias internas, uma vez que muitos migrantes estão retornando para as suas cidades de origem. Esclareça que esse processo é consequência do aumento do desemprego nas grandes cidades.

Para finalizar a aula, discuta a importância desses imigrantes nordestinos para o desenvolvimento econômico da Região Sudeste, contribuição na construção de Brasília e diversidade cultural do Brasil.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • quarta-feira | 04/12/2013 | jarliane

    ajudou muito bom :p

  • segunda-feira | 23/09/2013 | esxchilla

    ajudo mt::::::sqn

Brasil Escola nas Redes Sociais