Cadastre-se

A Matemática e os Temas Transversais

Os valores éticos estão sendo deixados de lado na sociedade complexa em que vivemos, estamos vivenciando situações de extrema violência. O professor precisa resgatar a sua importância nessa sociedade, trazer para si a responsabilidade de ensinar, educar, formar cidadãos, levar ao conhecimento do aluno as informações necessárias, instigar nele a vontade de conhecer o novo. Esse papel também é do professor de Matemática, que deve seguir as orientações dos PCN’s.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais fornecem informações sobre os temas transversais que se relacionam com o ensino da Matemática, expressando conceitos e valores que formam o alicerce da sociedade, como ética, orientação sexual, meio ambiente, saúde e pluralidade cultural.

Em relação à ética, é necessário desenvolver no estudante a capacidade de confiar em si próprio, adquirir e construir o caminho a ser percorrido durante o processo de formação. Para isso, é necessário que o professor intensifique as trocas de experiências, para que sejam valorizadas; respeite o aprendiz e suas idéias; incite no aluno a solidariedade, a ajuda ao próximo. Trabalhos em equipe reforçam os laços de amizade, compreensão e respeito.

A partir de uma visão social, o professor pode abordar temas relacionados à orientação sexual, trabalhando gráficos estatísticos sobre os índices de gravidez na adolescência, crescimento da AIDS nos diversos grupos da sociedade.

Mostre ao aluno dados sobre a saúde do cidadão, os principais problemas, os índices de fome, subnutrição nacional e internacional, o número aproximado de brasileiros que vivem na linha da miséria, o custo anual do Governo com a saúde em locais que não possuem saneamento básico, cálculo do índice de massa corpórea (IMC).

O ensino da Matemática pode se relacionar com o meio ambiente através de situações que envolvam cálculo de área, volume, proporção, índices percentuais, tópicos estes que podem ser relacionados à poluição, desmatamentos, enchentes, destruição da camada de ozônio, aquecimento global.

Demonstre ao aluno que a Matemática é um instrumento de conhecimento e pesquisa de vários povos, pois foram eles que a desenvolveram, inseriram novas técnicas de ensino, novas metodologias. Precisamos respeitar as diferenças culturais e étnicas das diversas nações existentes, pois todas sempre contribuíram e ainda contribuem para a evolução da Matemática.

Para que a educação chegue ao nível de formar indivíduos construtores do próprio conhecimento, é preciso fugir das aulas somente expositivas. Temos que implantar em nossa estratégia uma relação da Matemática com os temas transversais, pois eles fornecerão maior contato do aluno com o meio externo, contribuindo para a formação daquele modelo de cidadão capaz de transformar uma sociedade.

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

Matemática - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • sábado | 21/01/2012 | galvão

    estou fazendo trabalho sobre ética na matemática gostaria saber mas : como posso reparçar esses valores que metodos poso usar

Brasil Escola nas Redes Sociais