Cadastre-se

A Matemática no Ensino Médio


Ensino Médio: Aprofundando os estudos em Matemática


Estamos vivendo em um mundo moderno, repleto de tecnologias e componentes que fazem parte do cotidiano dos membros de uma sociedade globalizada e informatizada.
É papel do professor de Matemática, no âmbito de suas ações, desenvolver nos alunos de ensino médio algumas capacidades básicas: comunicar-se em várias linguagens, investigar, interpretar, resolver e elaborar situações problemas, realizar tomadas de decisões, estabelecer estratégias e procedimentos, adquirir e aperfeiçoar conhecimentos, buscar valores sociais e pessoais, desenvolver trabalhos de forma solidária e cooperativa e sempre ter a consciência de estar aprendendo.

No ensino fundamental os alunos tiveram contato com situações matemáticas básicas, como os conjuntos numéricos, introdução à Álgebra, construção de gráficos, ideias intuitivas de probabilidade, grandezas proporcionais e inversas, noções de Matemática Financeira, porcentagem, introdução ao estudo de funções, figuras e formas geométricas.

No ensino médio tais conceitos básicos serão retomados e revistos, no intuito de aprofundar tais conhecimentos, estudar novos temas. Essa nova modalidade de ensino exige um maior raciocínio na busca por soluções problemas mais complexos, a realidade que nos cerca exigirá do aluno fundamentos como generalizar, abstrair, analisar e interpretar, usando um modelo instrumental matemático.

Podemos dizer que a Matemática do ensino médio possui duas situações importantes: uma formativa, que auxiliará na organização do pensamento, no raciocínio lógico; e outra instrumental, capaz de proporcionar aplicações cotidianas, estudo em outras áreas do conhecimento, nas atividades profissionais, nos cursos de formação técnicos profissionalizantes.

O professor de Matemática do ensino médio possui grande influência na carreira curricular do jovem estudante, sendo um mediador do conhecimento e articulador das ideias matemáticas correlacionadas a outras áreas do conhecimento específico.

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

Matemática - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • domingo | 09/02/2014 | ivanilson cleb...

    isto é muito bom

  • domingo | 09/02/2014 | ivanilson cleb...

    isto é muito bom

  • quarta-feira | 08/05/2013 | felipe

    muito legal cara vlw

Brasil Escola nas Redes Sociais